Quinta, 25 Abril 2024

“Isto é o Brasil, um país que não sabe nem aproveitar seu potencial turístico”. Este é um comentário de um cidadão inconformado com a poluição de sua praia, no caso referindo-se a Toque Toque Pequeno, na costa sul de São Sebastião.


Resíduos plásticos correspondem a 70% da poluição marinha

As zonas litorâneas do Brasil estão sujeitas, com bastante frequência, a problemas de poluição ambiental. Fato que inclui impiedosamente o litoral paulista, principalmente nos períodos mais quentes, férias de verão e feriados prolongados. A balneabilidade das praias fica prejudicada porque a população aumenta muito e o precário sistema de coleta de esgotos não cumpre sua função.

A poluição não prejudica só a espécie humana. Os professores  e biólogos Otto Bismarck e Fábio Giordano apresentaram diversas questões durante o Seminário “Cores da Biodiversidade”, realizado dia 24 de novembro na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos. Uma delas, por exemplo, tratou dos inconvenientes que os resíduos plásticos causam ao meio ambiente marinho (fauna e flora).

Por outro lado, na mesma semana, o Grupo de Trabalho de Turismo Náutico debateu a necessidade de organizar a oferta de destinos para incentivar a atividade. O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, afirmou que “vamos oferecer suporte e auxiliar na estratégia de promoção de feiras e eventos no País e no exterior.”

O Brasil precisa resolver esta equação: desenvolvimento do turismo e preservação do meio ambiente.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!