Domingo, 28 Abril 2024

Foto: www.santos.sp.gov.br

Pira sendo acesa em Santos pelo campeão olímpico Rogério Sampaio

Ainda no calor dos resultados das recentes eleições brasileiras, estamos aqui na cidade portuária de Santos, com o privilégio de receber o fogo simbólico. Desde a última quinta-feira (4 de novembro) e até o próximo domingo (14), vivemos a 74ª edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI), a nossa olimpíada. Pela oitava vez na sua história, os jogos acontecem em Santos, que aliás é a cidade que mais liderou a competição. Somou o maior número de medalhas por 25 ocasiões.

A prática moderna de conduzir a Tocha Olímpica através de revezamento, desde Olímpia na Grécia até o local da Olimpíada, começou nos Jogos Olímpicos de Berlim (1936). Na maioria das vezes, a Tocha Olímpica é levada por alguém correndo, mas ela tem sido transportada de uma cidade a outra de várias formas. A Tocha Olímpica foi transportada de barco em 1948 para cruzar o Canal da Mancha, e foi levada de avião pela primeira vez em 1952 para Helsinque. Acender a pira olímpica depois do revezamento da tocha tem sido um dos eventos mais emocionantes dos Jogos Olímpicos.

No último dia 27 de outubro, o fogo simbólico dos JAI desembarcou na Ponta da Praia e veio de canoa havaiana. Um dia antes, a chama foi acesa em Monte Alto (a nossa Olímpia), cidade-sede da primeira edição dos Jogos Abertos do Interior (1936).

Foto: www.santos.sp.gov.br

Nova arena esportiva multiuso construída em Santos

Importantes números colaboram para que a chama olímpica fique acesa em Santos:

* 142 pessoas levaram a tocha nesta maratona de 32 km
* 15 mil atletas participam dos jogos
* 220 municípios
* 25 modalidades na competição, mais 10 modalidades extras, por exemplo, canoa havaiana, surf e tamboréu (práticas santistas). O tamboréu já conquistou até o “status” de esporte genuinamente santista.
* 17 milhões de reais dos governos estadual e federal para a construção da Arena Santos, moderno ginásio na Vila Mathias com 11 mil metros quadrados, projetado pelo arquiteto Aguinaldo Secco Júnior
* 400 voluntários dedicam tempo ao evento

A cidade respira o esporte!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!