Domingo, 28 Abril 2024

Três décadas antes da proclamação da Independência do Brasil, ainda no ano de 1792, já existia na região de Santos o primeiro “corredor de exportação”. Era a Calçada do Lorena, que escoava a produção do açúcar paulista para o litoral. A carga vinha toda em lombo de mulas e a estrada mostrava-se obra notável naquela época. Santos experimentava um renascimento da sua primeira função portuária.

Construída a partir da iniciativa de Bernardo José Maria de Lorena, capitão-mor da Capitania de São Paulo de 1788 a 1798, com a execução dos Oficiais do Real Corpo de Engenheiros de Portugal, a Calçada tinha uma extensão de aproximadamente sete quilômetros e ligava o planalto até uma base no pé da serra, onde hoje é a cidade de Cubatão. Esse empreendimento assinalou o inicio da construção de infra-estrutura destinada a colocar São Paulo no contexto do comércio internacional.

Nos tempos do Brasil-Colônia, Santos, apesar de principal porto da Capitania de São Paulo, demorou para crescer. Pode-se dizer que acompanhou o modesto desempenho da Capitania.

No Plano da Vila de Santos em 1798, planta feita pelo engenheiro , capitão Jorge Correa Rangel de Bulhõens, assentava-se a vila na face norte, ao longo do mar, tendo como eixo uma rua principal que mudava de nome várias vezes: Rua de Santa Catarina, Rua da Cadeia, Rua Direita, Rua dos Quatro Cantos e Rua de Santo Antônio, que terminava no convento do Valongo. Três quadras mais e, pronto! Acabava o centro urbano. Neste mapa, para o lado do campo (no meio da ilha), uma ampla área com a inscrição: “Terreno plano todo de campinas com pequenas porções de pântanos e matos”.

Do lado do mar, a paisagem do Porto de açúcar, do precioso produto, conhecido em Lisboa como o “açúcar de Santos”. Só que, naquela época, em cada ano, podiam carregar no Porto de Santos para Portugal doze navios de açúcar!


Mapa da Vila de Santos em 1798

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!