Quinta, 21 Novembro 2024

Foto: http://pt.wikipedia.org

Torre Eiffel – Paris, França/imagem de 1900

Criação do engenheiro Gustave Eiffel, esta magnífica torre de aço tornou-se o símbolo não só de Paris, como de toda a França. A estrutura é um ponto de referência reconhecido em todo o mundo, talvez a obra de engenharia mais conhecida do mundo ocidental.  Foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889 e, até à construção do Empire State Building, a estrutura mais alta feita pelo homem.

Uma das mais conhecidas estruturas que virou ícone urbano da capital da França (Paris) é a Torre Eiffel. Quem não conhece? Já é relacionada como patrimônio da humanidade. Poucos deixam de associar aquela torre com a cidade francesa.

Até o ano de 1930, a Torre Eiffel era a mais alta construção do mundo com 300 m de altura. Naquele ano foi construído em Nova Iorque (EUA) o Chrysler Building com 319 m e, no ano seguinte, na mesma cidade, o Empire State Buiding com 102 andares e 381 m de altura. O imponente exemplar estilo art decó marcava definitivamente a intersecção da 5ª Avenida

A altura do Empire State alcança 443,20 m no topo da antena, ultrapassando os 415 – 417m das torres gêmeas destruídas em 11 de setembro de 2001 – “The World Trade Center”.

Ainda no século XX, foram erguidos outros dois grandes arranha-céus. Em 1974, na cidade de Chicago (EUA), a Sears Tower com 442 m e no ano de 1998, em Kuala Lumpur (Malásia), a Petronas Tower com 452 metros.

Na primeira década deste século, com o desenvolvimento da tecnologia dos materiais e da engenharia,  o homem continua obtendo sucesso em chegar cada vez mais perto do céu. Em Taipé (Taiwan), no ano de 2004, foi inaugurado o edifício Taipei 101 com 508 m de altura. Pare um pouquinho. Isto significa mais de meio quilômetro em pé!

E você acha que o pequeno bicho-homem  ficou satisfeito? É claro que não! Há dois anos atrás, surgiu o mega arranha-céu em Dubai, nos Emirados Árabes, chamado de Burj Khalifa, com 818 metros de altura.

Foto: http://yeinjee.com

Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, em Dubai

No Brasil, o prédio mais alto foi construído há meio século, no ano da inauguração de Brasília (1960). É o Mirante do Vale, no centro de São Paulo. Ele possui 51 andares e alcança a altura de 170 m. Em 1988, passou a ser chamado de Palácio Zarzur & Kogan.

Foto: www.lmc.ep.usp.br

Palácio Zarzur & Kogan – São Paulo/SP, Brasil

Apesar de ser o mais alto, perde em popularidade para o Edifício Itália (também na cidade de São Paulo), que desde o ano de 1965 é o 2º mais alto com 165 m e 46 andares. Já dá para ter aquela indisposição característica da mudança de altitude ao subir nos elevadores do Ed. Itália. Com certeza, eu teria um chilique para chegar à cobertura do Burj (Dubai).


Edifício Itália – São Paulo/SP, Brasil

Cá entre entre nós, é mais gostoso vencer os 150 metros de altitude aqui do nível zero do mar ao antigo cassino do Monte Serrat (Santos), no pitoresco bondinho funicular. Entretanto, estamos caminhando para ostentarmos grandes estruturas na paisagem da orla. A polêmica ligação seca Santos-Guarujá pode concretizar-se com a ponte estaiada. O complexo de 4,5 km, sendo 1 km de ponte propriamente dita e 3,5 km de rampas está orçado em R$ 700 milhões e deve durar cerca de 30 meses. Calma, 30 meses depois da licitação e das licenças.

Conforme a proposta de consenso Governo do Estado e Prefeitura do Guarujá, do lado da Ilha de Santo Amaro, o acesso se estenderá por 500 metros de mangue e outros 450 metros dentro da área urbana. O trecho estaiado continua com 1 quilômetro de extensão, passando dos iniciais 70 metros de altura para 80 m e há mais 2.540 metros de rampas, em um aclive de 6%. As torres de sustentação da ponte medirão 240 m de altura!

Esta certamente não será uma obra invisível.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!