Sexta, 22 Novembro 2024


Vista aérea característica da praia de Santos sem ressaca

A dragagem de manutenção da profundidade do Canal do Estuário de Santos esteve suspensa de janeiro de 2003 a fevereiro de 2005. Em maio de 2004, portanto no meio do período em que o serviço estava suspenso, os canais 2 e 3 na cidade de Santos ficaram cobertos de areia na faixa da praia. O grande assoreamento inutilizou as pontes sobre os canais e impediu o escoamento da água das chuvas para o mar num período de quase trinta dias. O caminhante mais desatento poderia ficar perdido: onde estão os canais? Aquele areião todo dava um aspecto estranho à praia santista, caracterizada normalmente pelo seccionamento dos canais de drenagem.

Quando a dragagem de manutenção recomeçou no ano de 2005, surgiram algumas preocupações. Além do problema da poluição depositada no solo marinho, que poderia prejudicar a fauna e a flora locais e afetar a saúde dos banhistas, quando entrasse em suspensão, o provável assoreamento das praias. O acúmulo de areia em praias da Cidade, principalmente nas proximidades dos canais 1, 2 e 3, foi descartada por especialistas como consequência da dragagem. Professores do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas em Engenharia da Universidade Santa Cecília - Unisanta e técnicos da Codesp concordaram que o assoreamento de alguns trechos da orla é um fenômeno natural e não se relaciona com os serviços de manutenção de profundidade do Porto de Santos.

O coordenador do núcleo da Unisanta, Gilberto Berzin, explicou que a retirada de lama é realizada no canal interno do estuário, onde não há ondas (que seriam as responsáveis pelo transporte de sedimentos até a orla) e as correntes não provocam retorno dos sedimentos à costa. O local até então utilizado para o descarte dos sedimentos - Ilha da Moela - fica a 15 quilômetros da costa de Guarujá. A possibilidade de o material dragado chegar a alguma praia é considerada pequena.

Berzin destaca que o estuário de Santos é do tipo costeiro e de sedimentação. Ele sedimenta materiais provenientes de erosão e aqueles transportados pelas correntes marítimas. O acúmulo de areia é considerado um fenômeno natural e não prejudicial. Hoje, entretanto, também existe a preocupação com as erosões de algumas praias.

O serviço de dragagem (inicialmente de manutenção e não ainda de aprofundamento) foi sendo executado meio aos trancos e barrancos ao longo dos últimos anos, apesar da prioridade declarada pelo Ministro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República.

Pedro Brito anunciou quando tomou posse da SEP em 2007 que a nova diretoria da Codesp seria cobrada para cumprir o plano de metas e que o plano para o Porto de Santos estava ancorado no ataque aos maiores problemas. E quais seriam? Implantação do sistema de segurança ISPS Code, os projetos para as vias de acesso, tanto da Margem Direita como da Margem Esquerda e a dragagem. E qual foi considerada a grande prioridade? Ela mesma, a dragagem, nas suas duas modalidades – manutenção e aprofundamento.

Muitas águas rolaram e agora, fechando o Carnaval de 2010, finalmente chegou ao Porto de Santos a draga Han Jung 5001, pertencente ao consórcio Draga Brasil, escolhido para a execução da dragagem de aprofundamento do canal de navegação. O serviço contará com três dragas, que deverão operar durante nove meses até que todo o complexo atinja a profundidade de 15 metros.

Belisca, belisca...Agora deve ser real. Será que é só para fechar o horário de verão com assunto importante?

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