Sábado, 11 Mai 2024

Semana passada, destacamos o programa “Vovô Sabe Tudo” da cidade de Santos (SP), que foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2009 como o vencedor da região Sudeste. A tecnologia recebeu R$ 50 mil, além de dois mil folders e um DVD produzido pela Fundação BB para incentivar a divulgação do programa.

Foto: www.fbb.org.br

Vovós das dobraduras e origamis.

Para quem se interessou pelo tema, é bom saber que as tecnologias sociais premiadas foram: Telinha de Cinema (TO), da categoria região Norte; Cultivo Sustentável de Algas Marinhas (CE), da categoria região Nordeste; Adolescentes Protagonistas (DF), da categoria região Centro-Oeste; Vovô Sabe Tudo (SP), da categoria região Sudeste; Produção e Preservação de Sementes Crioulas (RS), da categoria região Sul; Rádio Pela Educação (PA), da categoria Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil; Barragem Subterrânea com Lona Plástica (RN), da categoria Gestão de Recursos Hídricos; e Rede de Mulheres para a Comercialização Solidária (PE), da categoria Participação de Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais. As tecnologias vencedoras concorreram com outras duas soluções em cada categoria.

No município portuário da região Sudeste, a responsável pela Tecnologia, Gisela Ione dos Santos, disse: "Esse projeto é mais do que uma tecnologia social. É uma história de amor da cidade de Santos, amor aos idosos e aos jovens, no intuito de tornar a Cidade mais igualitária". Num País em que a população de idosos já atinge 15 milhões de pessoas e há uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2002, indicando que, dentro de 20 anos, este número poderá dobrar, programas como este chamam a atenção.

O “Vovô Sabe Tudo” emprega habilidades de mais de 50 idosos que colaboram na capacitação de jovens e na prestação de serviços à população (moradores da cidade de Santos, da região da Baixada e visitantes).

Foto: http://anajuliaandrade.files.wordpress.com

Oscar Niemeyer por Ana Julia Andrade

A continuação do assunto nesta semana vem para também parabenizar um ilustre idoso, que está completando 102 anos, Oscar Niemeyer. Lembramos que, no próximo dia 11 de dezembro, se comemora o Dia do Arquiteto e do Engenheiro. O famoso arquiteto aceitou o convite do prefeito de Porto Seguro (BA), Gilberto Abade, para elaborar o projeto do Museu dos Descobrimentos, a ser erguido na Cidade Histórica e diz que faz questão de inaugurar a obra.

“Isso já deveria ter sido feito. Vamos desenvolver esse projeto em duas etapas e eu faço questão de inaugurar a primeira”, anunciou Niemeyer. Segundo ele, “será uma maneira de oferecer ao jovem meios para que ele possa evoluir, aprender, se reconhecer. Porque é fundamental estudar o passado, mas também apontar caminhos para o futuro. A arquitetura é importante, mas o mais importante é a própria vida”.

Foto: www.cidadeadministrativa.mg.gov.br

Um dos mais recentes e grandiosos projetos de Niemeyer, a Cidade Administrativa do governo mineiro, está sendo construída em BH

E, falando nela (na vida), fique ligado. Chegou a semana da COP-15, a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima. Na cidade de Copenhague, Dinamarca, deve ser acordado um novo arranjo para o enfrentamento das mudanças climáticas. O Brasil enviou uma numerosa delegação para participar do evento. Muitos pessimistas consideram o encontro apenas um protocolo político, fadado ao fiasco. Outros preferem acreditar no bom encaminhamento das negociações.

Os mais criativos já estão apostando na mudança do nome da cidade-sede da COP-15: “Flopenhague” (de “flop”, ou fiasco, na tradução do inglês) ou “Hopenhague” (de “hope”, ou melhor, esperança). O que você acha?

Leia também
* Poluição nas regiões portuárias atinge níveis alarmantes
* Cousteau: meio ambiente garantirá prosperidade dos negócios portuários

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!