Sábado, 11 Mai 2024

Foto: Paulo Duarte, em http://ipt.olhares.com

Aterro do Flamengo, belíssima paisagem da Cidade Maravilhosa

Na cidade portuária do Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) e a International Federation of Landscape Architects (Ifla) promoveram mais uma vez no Brasil o Congresso da Arquitetura Paisagística Mundial - 46º IFLA WORLD CONGRESS. O evento ocorreu entre os dias 21 e 23 de outubro de 2009, simultaneamente ao 2º Congresso Internacional da Abap.

A Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas – IFLA, à qual a ABAP é afiliada desde sua fundação há 30 anos, tem sede em Versalhes, França, e foi fundada em 1948, com seu primeiro encontro em Cambridge, Reino Unido. A IFLA é a entidade mundial que representa os arquitetos paisagistas, e tem como parceiros a UNESCO/ICOMOS, ONU/HABITAT, UIA, IUCN. Como a entidade responsável pela organização dos Congressos Mundiais, a Federação realizou seus últimos eventos em: Appeldorn / Holanda (2008); Kuala Lumpur / Malásia (2007); Minneapolis / EUA (2006), Edimburgo/ Reino Unido (2005).

Na programação, seções temáticas que tratam da infraestrutura verde na recuperação de áreas degradadas e de novas funções das paisagens em diversos continentes foram apresentadas. A programação relaciona diversos estudos de casos na América, Europa e África.

Foto: www.jimmysantacruz.com.br
Espaços abertos, assim como a pausa na composição musical, são essenciais para a qualidade ambiental. A arquitetura paisagística trata desde áreas residenciais, condomínios e parques até a renovação de setores urbanos e a recuperação de ambientes degradados. Atua diretamente na formatação de projetos para licenciamento ambiental em cidades e áreas naturais.

Crises (políticas, financeiras, econômicas e ambientais) obrigam a sociedade a buscar novas formas para as funções urbanas de habitação, circulação, trabalho e lazer. Mais eficiência energética e menos poluição, melhoria na segurança e na imagem das cidades surgem como questões do planejamento de espaços públicos e privados.

A conservação e restauração dos recursos naturais, principalmente os hídricos e das áreas lindeiras como as portuárias proporciona maior conforto ambiental, autoestima da população e desenvolvimento sustentável.

Aqui, na cidade de Santos, nesta mesma semana passada, outros importantes eventos ocorreram. Amplamente divulgada, a terceira edição da Santos Offshore Oil & Gas Expo and Conference, no Pavilhão de Exposições do Mendes Convention Center. Foi lá para conferir?  E, em menor escala, a XI Semana de Arquitetura e Urbanismo da Unisantos – Universidade Católica de Santos.

Multinacionais, algumas grandes marcas brasileiras e cerca de 50 empresas da região da Costa da Mata Atlântica participaram da Feira de Petróleo e Gás, totalizando 250 empresas. Além dos estandes dedicados à venda de máquinas e equipamentos, o evento contou com empresas de certificação de produtos e serviços. Workshops e mini-cursos foram também oferecidos pelas universidades Unisanta e Unip.

Se você interessou-se pelo segundo evento santista, guarde sua curiosidade por mais sete dias, quando falaremos um pouco da XI Semana de Arquitetura.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!