Em plena “Folia de Momo” e mantendo aquela romântica paixão pela orla da cidade portuária, nada melhor do que um chorinho em ritmo de Carnaval. O violão, a flauta e o violino, mesclando a melancolia do Choro com a vivacidade (mesmo que nostálgica) das marchinhas. Foi assim, no sábado, lá na Praça Luiz La Scala, ao lado do Aquário Municipal de Santos e à frente do desfile de transatlânticos nas águas santistas.
Já que o Desfile das Escolas de Samba de Santos ocorreu na Passarela do Samba Dráusio da Cruz (localizada entre as avenidas Afonso Schmidt e Nossa Senhora de Fátima, no Bairro da Areia Branca- Santos) e a gente mais carnavalesca também tinha opção de ir para as Tendas instaladas ao longo da praia, sobrou direitinho espaço para o som na Ponta da Praia.
No final da tarde e à noite do sábado (21/02), quatro navios deixaram o Porto de Santos, levando cerca de 9.200 pessoas para os cruzeiros de Carnaval. O MSC Musica (3.036 passageiros) partiu para o Nordeste, o Costa Mágica (2.903) rumo ao Rio de Janeiro e Bahia, além do Grand Mistral (1.332) e o CVC Soberano (2.044), que seguiram também para o Nordeste.
Atracaram naquele dia, no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, 17.700 turistas. A conta é feita considerando o embarque e o desembarque. Somando com os turistas do domingo, foram 23.000 mil no último final de semana.
A programação do “Chorinho no Aquário”, que integra o Projeto Tecondi Celebra, já faz parte da agenda cultural santista. A Secretaria de Cultura disponibiliza até cadeiras para os apreciadores, mas o povo mais prevenido chega com a sua cadeirinha de praia. Para privilegiar a apresentação tinha até sabiá passeando no jardim. O sabiá-laranjeira ocorre em quase todo o território brasileiro, exceto na floresta amazônica. Seu habitat varia desde as matas ciliares, os cerrados e pomares ou áreas urbanas arborizadas.
Foto: www.fiocruz.br
A avifauna da Baixada Santista conta com mais de uma centena de espécies. Quanto melhor a qualidade do meio ambiente, maior a diversidade de espécies. Entendeu? É uma equação com relação direta: melhor qualidade ambiental corresponde à maior biodiversidade, especialmente no caso das aves.
No sábado que vem tem mais. Está programada a 3ª edição do Arrivederci santista para a saudação de cinco transatlânticos, que zarparão do Porto de Santos, levando outros milhares de passageiros.
Arrivederci – Good Bye – Até a próxima...