Sexta, 22 Novembro 2024

Foto: www.colegiouniversitas.com.br

Cais de Santos, tela de Benedicto Calixto

 

“Os rios correm para o mar, mas o mar nunca fica cheio. A água volta para os rios e corre outra vez para o mar... Há um tempo certo para cada coisa: Tempo para nascer, tempo para morrer; tempo para plantar, tempo para colher; tempo para matar e tempo para curar; tempo para destruir, tempo para construir de novo...” (Eclesiastes)

 

Cultura. A palavra de origem latina vem do verbo colere e quer dizer cultivar. O seu significado original está ligado às atividades agrícolas. Também designa a utilização industrial de certas produções naturais. Pode ser entendida como a aplicação do espírito a uma coisa ou ainda como uma dimensão do processo social.

 

Tudo que é cultura é humano e tudo que é humano é cultura” (José Luiz dos Santos)

 

Relativamente recentes são as preocupações da sociedade com a preservação do patrimônio cultural. Na cidade de Santos, a questão tornou-se efetiva a partir de 1989 com a institucionalização do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa). O Conselho discute interesses de representantes de vários setores da comunidade, objetivando como resultado final que a própria sociedade santista eleja o seu patrimônio.

 

Desde o século XIX, a economia cafeeira impulsionou a urbanização na região centro-sul do Brasil. Os vetores de crescimento, via de regra seguiram as ferrovias, que por sua vez, orientaram-se pela localização das lavouras de café e pelo Porto de Santos. Assim marcou-se uma forte vinculação entre o desenvolvimento da cafeicultura, o crescimento demográfico e a expansão das ferrovias.

 

A instalação do porto organizado, com a construção do cais regular, demarcado em 1892, alterou o sistema de transportes e a ocupação urbana de forma geral. Entretanto, o porto fechou-se fisicamente para a cidade, mesmo sendo a face desta. Assim como em outros municípios, por exemplo, Nápoles, Gênova, Marselha, Barcelona, Antuérpia, Toronto, Baltimore e Buenos Aires, em Santos o Porto é a face da Cidade.

 

Foto: www.arcomodular.com.br

PoupaTempo Santos: detalhe da fachada dos antigos armazéns

 

"Foi construído dentro de um antigo armazém da cidade de Santos, foi muito bem adaptado. É espaçoso, confortável, é o mais bonito do Estado de São Paulo", disse o governador José Serra no dia da inauguração (09/10/08).

 

No início do século XX, na cidade de Santos, novos espaços já haviam sido criados. Canalizaram-se diversos cursos d’água, vias tortuosas da época colonial estavam alinhadas, avenidas e praças construídas. Ao longo do século passado, o Centro de Santos foi reformado e parcialmente destruído. Felizmente ainda acolhe diversas edificações de interesse histórico e cultural que mereceram a atenção de serem incluídas na Área de Proteção Cultural (LC 312/98).

 

Além disso, ao longo do século XX, a Cidade guardou uma relação não muito amigável com seu parceiro, o Porto. Apenas há cerca de uma dezena de anos, foi iniciada a caminhada para restabelecer um importante elo da cidade de Santos, que é sua íntima ligação com o Porto.

 

Esperamos que o ano de 2009 seja caracterizado pelo desenvolvimento das potencialidades que o mar oferece a esta cidade portuária.

 

Paz, na terra e no mar!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!