Sexta, 22 Novembro 2024

Foto: http://img.photobucket.com 

A pequena Maria, passeando despreocupadamente com sua mãe... Todo mundo tem lagartixa?

 

Maria estava se referindo àquele “mini-lagarto”, o réptil doméstico que assusta muita gente grande, mas que possui importante função na cadeia alimentar. A lagartixa alimenta-se de insetos, inclusive dos mosquitos transmissores da dengue (leia mais). Há quem recomende: para evitar ficar uma pessoa dengosa, deve-se esquecer os chinelos e iniciar uma criação de lagartixas em casa. Existem várias espécies desse bichinho, distribuídas por todos os continentes. A chamada lagartixa de parede ou lagartixa mole, no entanto, é uma das mais comuns.

 

A pergunta mostra a curiosidade da Maria, que é uma das genuínas características infantis do ser humano. Infelizmente, com o passar dos anos, vamos nos acostumando mais com as respostas prontas do que com a formulação de perguntas.

 

O professor do Departamento da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP/SP, Ulpiano B. de Meneses, pergunta: “pode haver educação que não tenha como eixo a formação crítica? Estou seguro de que não. A capacidade crítica é, precisamente, a capacidade de separar, distinguir, circunscrever, levantar diferenças e avaliá-las, situar e articular os inúmeros fenômenos que se entrelaçam na complexidade da vida e de todos os dias e nas transformações mais profundas de tempo rápido ou lento.”

 

Nos dias 26 e 27 deste mês, a Humus Consultoria realizou o GPublic – II Simpósio de Gestão Educacional para Escolas Públicas, em São Paulo, tendo como tema central Gestão educacional comprometida com os resultados.

 

No dia 15 de setembro, foi lançado em São Paulo o projeto “Educar para crescer”. Iniciativa do Grupo Abril, com o apoio do movimento Todos Pela Educação, o projeto tem como objetivos aumentar a consciência da sociedade de que a Educação é a chave para o crescimento do País, ampliar o conhecimento da população sobre o tema e mobilizar as pessoas em favor de ações concretas e mensuráveis pela melhoria do ensino no País. 

 

Imagens: www.febraban.org.br

Projeto quer conscientizar sociedade que a educação é

um pilar essencial para o desenvolvimento do País

 

Em São Paulo, o projeto foi apresentado no Museu da Casa Brasileira e contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, do ex-ministro e deputado federal Paulo Renato Souza e da secretária de Educação de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro, além do presidente do Grupo Abril e da Fundação Vitor Civita, Roberto Civita, da Conselheira da Fundação Vitor Civita e responsável pelo projeto, Claudia Costin, e do presidente-executivo do Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos.

 

O lançamento nacional do “Compromisso Todos pela Educação” aconteceu no dia 6 de setembro de 2006, no Museu do Ipiranga, na cidade de São Paulo. O movimento reafirma a crença de que ou o Brasil transforma a educação na mais importante política pública, assegurando as condições de acesso, permanência, conclusão e sucesso de alunos ou compromete o futuro das novas gerações e do desenvolvimento social e econômico do país. Há dois anos, portanto, foram apresentadas as cinco metas do Todos pela Educação, visando o bicentenário da Independência do Brasil (2022) como prazo final para o cumprimento das metas.

 

O município de Santos assinou, em junho de 2007, o Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação. Em abril deste ano, 90 educadores de 55 cidades paulistas reuniram-se em Santos para participar da capacitação do Plano de Ações Articuladas (PAR), parte do Compromisso Todos pela Educação.

 

Apesar de saúde e geração de empregos estarem à frente da educação nas preocupações dos eleitores santistas, a área da educação torna-se prioridade para mudar o paradigma do Brasil como o país do futuro (que nunca chega). Tenha isto claro no próximo dia 5 de outubro. Vote consciente!

 

Imagem: www.barradocorda.ma.gov.br

Quebra-cabeças

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