Sexta, 22 Novembro 2024

Já falamos no texto de 25 de março (’’A ordem é água limpa’’) que a Mata Atlântica concentra nascentes de rios que abastecem cidades.

 

Água + Mata Atlântica + Cidade + Porto = 0 (?)

 

A equação não é apenas do segundo grau. O maior expoente da incógnita aqui é o três. O termo de mais alto grau, coeficiente do termo dominante: ÁGUA (H2O).

 

O matemático hindu Sridhara obteve a fórmula, conhecida como sendo de Bhaskara, que é a fórmula geral para a resolução de equações do segundo grau. Na época em que nos descabelávamos para encontrar as raízes da equação quadrática (ou do 2º grau), não imaginávamos ser possível uma complexidade maior.

 

Seja a equação: Ax³ + Mx² + Cx + P = 0, onde 

A = Água

M = Mata Atlântica

C = Cidade

P = Porto,

encontre a incógnita para obter a resposta: SUSTENTABILIDADE.

 

Além das cidades da Costa da Mata Atlântica, também grandes capitais brasileiras, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG), são completamente abastecidas pelos rios que afloram dos mananciais da Mata Atlântica. A vegetação das áreas próximas das nascentes, chamada de mata ciliar, filtra os sedimentos, colaborando para a manutenção da boa qualidade da água.

 

 Foto: www.microedcacao.pro.br

Médico ressalta que todas as bicas de Santos estão condenadas

 

Na cidade de Santos, ainda existem cerca de 80 bicas. Entretanto, toda essa água já não é mais potável. O consumo acarreta riscos de complicações gastrintestinais, vômitos e doenças graves causadas por bactérias. A Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) da Secretaria da Saúde de Santos informa que a água de bica não deve ser usada devido à contaminação por coliformes fecais, lixo orgânico e químico. 

O médico Valter Makoto Nakagawa considera que “todas as bicas estão condenadas pela Sevisa. Temos que tirar esse folclore de que esta água é potável. A possibilidade de contaminação é grande em área urbana e toda a análise feita demonstra esta alta contaminação”. 

O Parque Estadual da Serra do Mar, área legalmente protegida da Mata Atlântica, garante um importante serviço ao equilíbrio hidrológico. Todavia, a capacidade natural de produção de água limpa está seriamente ameaçada pela ocupação desse ecossistema.

 

Riacho na Mata Atlântica

Historicamente, a preocupação com o transporte pela Serra do Mar até o Porto demandou algumas obras. A preservação do remanescente da Mata Atlântica de modo sustentável, trazendo benefícios à natureza e aos cidadãos é um desafio também para as cidades portuárias.

Na próxima semana continuaremos a buscar respostas para essa complexa equação.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!