Natal não é qualquer data...
Catedral de Brasília- obra de Oscar Niemeyer
Como solenidade cristã, celebra hoje, dia 25 de dezembro, o nascimento de Jesus Cristo. A globalização tornou a data excessivamente comercial, mas ainda sobrevive a intenção da paz, da fraternidade, da solidariedade e para a maioria dos credos, um dia consagrado à reunião da família.
Natal, a cidade do jogador de basquete Oscar Schmidt, o cestinha do Brasil, está entre as quatro onde recentemente mais foram registrados os habitantes centenários. Na semana passada, o IBGE divulgou que o Brasil tem 11 422 pessoas com 100 anos ou mais. Deste total, 7.950 são mulheres e 3.472 são homens.
Entre os 20 municípios abrangidos pela contagem, os que concentraram a maior quantidade de idosos com mais de um século de vida são as capitais banhadas por águas de temperatura amena e aquecidas pelo sol tropical: São Luís (144), seguida de Natal (118), Maceió (93) e Manaus (89).
Oscar Schmidt ainda está longe de completar 100 anos, mas é recordista mundial de pontuação no basquete, elencando diversas conquistas pela seleção brasileira. Já se tornou um ídolo, conhecido pela excelência na modalidade esportiva.
A pesquisa indica também que o número de habitantes passou de 169.799.170 em 2006 para 183.987.291 em 2007. Nestes últimos sete anos, a população do Brasil cresceu a uma média anual de 1,21%. As maiores taxas de crescimento médio anual foram observadas nas regiões Centro-Oeste e Norte, enquanto o Sul se destacou pelo menor porcentual de crescimento populacional anual.
A administração municipal da cidade de Santos busca a valorização e o reconhecimento do idoso, por exemplo, através do desenvolvimento de oficinas em que eles transmitem seus conhecimentos e sua experiência de vida aos mais jovens. Alguns programas vêm sendo difundidos junto à rede municipal de educação, assistência social, cultura, esporte e turismo, incentivando a convivência entre as gerações.
Informações na Seção Central de Atendimento à Pessoa Idosa. Contato pelo telefone 3251-2246.
Alegremente, como seus sóis corram
Através do esplêndido espaço celeste
Se expressem, irmãos, em seus caminhos,
Alegremente como o herói diante da vitória.
Abracem-se milhões!
Enviem este beijo para todo o mundo!
Irmãos, além do céu estrelado
Mora um Pai Amado.
Milhões se deprimem diante Dele?
Mundo, você percebe seu Criador?
Procure-o mais acima do Céu estrelado!
Sobre as estrelas onde Ele mora!
(Trecho da letra da 9ª Sinfonia de Beethoven, traduzido para o português do poema original em alemão, "Ode an die Freude" (“Ode à Alegria”), de autoria de Friedrich Schiller)