Sexta, 22 Novembro 2024

De acordo com a letra de “Filtro Solar”, que ilustrou nossa coluna no último dia 30 de outubro, a principal dica para o futuro seria esta: "usem o filtro solar!”. Apesar dos benefícios dermatológicos comprovados quanto ao uso a longo prazo do filtro solar, há pessoas que relutam em lambuzar o corpo para se proteger do sol. Para estas, a solução alternativa pode ser o produto via oral.

 

Farmácias de manipulação já vendem um produto em cápsulas que, no entanto, só pode ser adquirido com prescrição médica. O filtro solar oral, à base de uma planta da América Central (polypodium leucotomos), promete a proteção da pele contra os raios ultravioletas.

 

No ano de 2004, a Escola Médica de Harvard (EUA) avaliou o fitoterápico, concluindo pela eficácia na proteção. Apenas nove pessoas foram expostas por duas vezes a raios ultravioletas: uma sem nenhum tipo de proteção e outra após a ingestão do produto. Houve redução de vermelhidão da pele em todos aqueles que ingeriram o medicamento.

 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, porém, não acredita na eficácia desse tipo de protetor. Para Marcus Maia, coordenador do Programa Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a classe médica não tem provas suficientes para prescreve o fotoprotetor via oral.

 

A fotoproteção via oral, na opinião da dermatologista e cosmetologista, Helena Zantut, ainda é um produto muito novo para ser prescrito com segurança. Seria necessário analisar o fitoterápico por meio de trabalhos científicos por um período de quatro a cinco anos.  

 Foto: Pablo Dellic 

A incidência solar sobre as populações residentes em áreas costeiras tropicais pode tornar-se um problema de saúde pública. Desde a criança brincando na praia, ou os atletas que treinam ao ar livre até os carteiros, os garis ou os trabalhadores portuários, sujeitos a longas exposições dos raios ultravioletas, o tema merece atenção.

 

O alerta também vale ao meio milhão de passageiros (524 mil passageiros em 196 escalas, segundo o Concais) dos cruzeiros que já iniciaram a temporada 2007/2008. Santos está em evidência no mercado do turismo marítimo, com programação recorde de passagem de 16 navios pelo Porto.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!