Na primeira luz da manhã, surgem as magrelas, algumas coloridas, outras nem tanto, outras leves, outras carregadas, riscando o chão. Mais de sete mil ciclistas vem do Guarujá para Santos (a maioria pelas balsas). De São Vicente chegam três mil. Ainda tem gente que vem de Cubatão, de Peruíbe e até de Mongaguá.
Em setembro de 2004, o Ministério das Cidades lançou o Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta – Bicicleta Brasil. O principal objetivo é estimular as administrações municipais a implantar sistemas cicloviários e um conjunto de ações que garantam a segurança dos ciclistas. O conceito que está se difundindo é o de mobilidade urbana sustentável.
O Ministério das Cidades tem investido algumas dezenas de milhões de reais na implantação de sistemas cicloviários no Brasil. Para obter financiamento, as prefeituras devem apresentar projetos que se integrem ao sistema de transporte urbano, facilitando a mobilidade das pessoas.
Foto: www.santos.sp.gov.br
A estruturação cicloviária da cidade de Santos tende a aumentar com a ciclovia do porto e as demais projetadas. A ciclovia da orla, que apesar de possuir um caráter turístico, também gera ganhos para a segurança do trânsito e conforto ao ciclista trabalhador, já conquistou um prêmio nacional. Recebeu o “Pedala Brasil” de melhor projeto na categoria arquitetura e desenho urbano.
O prêmio de abrangência nacional reúne empresas públicas e particulares nas categorias arquitetura e urbanismo, comunicação social e movimento. Foi criado pelo Instituto Pedala Brasil, com apoio do Min. das Cidades e da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana.
O objeto do prêmio – a ciclovia da orla – foi projetado pelos arquitetos Carlos Prates e Rodrigo Franco do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Prodesan. A inauguração veio como presente de Natal do ano de 2003 aos ciclistas. A entrega ocorreu no dia 27 de dezembro. O equipamento foi implantado sem modificar as características originais dos jardins da praia de Santos e ainda teve o mérito de ampliar em 1213 m² a área verde da orla.
A cidade de Santos conta hoje com 13 quilômetros de ciclovia. Em breve, após a conclusão da ciclovia da Afonso Pena, passará para 18 quilômetros. Entretanto, a Prefeitura projeta a malha cicloviária para 60 km, integrando as faixas já existentes, as obras de complementação da ciclovia da orla e da Afonso Pena e os projetos das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Pinheiro Machado, das ruas João Pessoa, Carlos Campos, Praça dos Andradas e via Perimetral.
Tenho percebido que constantemente uma bicicleta aparece aqui ou ali em minhas crônicas. Não como protagonista. Aparece discreta, porém freqüentemente. Tão freqüentemente que me dei conta de que a bicicleta é parte importante de meu mundo.
O tempo passa e continuo pedalando.
Trecho de Vida de Bicicleta de Lívio Soares