Sexta, 22 Novembro 2024

Santista ou turista, quem ainda não se admirou com a paisagem desta ponta de terra da Ilha de São Vicente, que avança no mar, tentando alcançar a vizinha Ilha de Santo Amaro? A natureza reservou uma estratégica distância entre as ilhas, criando o Estuário de Santos e possibilitando o desenvolvimento do maior porto da América Latina.

 

O fresco ar marítimo, que sopra de Sudeste para Leste, costuma manter mais baixa a temperatura da área, de dois a três graus abaixo da média de Santos.  A luz do sol, tanto no nascente como no poente, conjugada com o horizonte aberto sobre as águas da baía, é inspiração para os artistas. Mais do que isto, se caracteriza também como parte da alma santista.

 

Bairro privilegiado na cidade de Santos, espelhando a intimidade da relação porto-cidade, é a Ponta da Praia oficialmente uma jovem quarentona, mas possuidora de história para mais de século. No tradicional Dia de São Pedro, o apóstolo pescador, 29 de junho, comemora-se o aniversário da Ponta da Praia.

 Foto: Adriano Cardoso

Instituído pela Lei 3485 de 15 de dezembro de 1967, ano em que também se iniciou a drenagem e pavimentação de algumas de suas ruas. Na década de 70, a população da Ponta da Praia passou de 19.367 hab. (registrado no Censo de 1970) para mais de 40 mil (41.811 hab. no Censo de 1980).

 

A vocação esportiva começou no século XIX com a fundação do Clube Regatas Santista (1893), seguida da fundação do Clube Saldanha da Gama em 1903. Nos primeiros anos do século XX, havia muitas chácaras e campos de várzea. Na década de 20, ente as avenidas da praia e a Rei Alberto I, situava-se o único hotel da área – Hotel Carlino. De frente para a praia, poucas construções, destacando-se o imponente prédio da Escola de Aprendizes de Marinheiro (hoje Museu de Pesca), os clubes, a casa do prático Quíncio Peirão e dezenas de chácaras de japoneses.

 

Ah! As verduras fresquinhas, que chegavam dessas chácaras, eram bem conhecidas lá em casa, desde o tempo da vovó Sofia. Minha mãe conta que “a japonesa” vinha com o tabuleiro de verduras para vender na cidade.

 

Para não nos deixar caindo na saudade, o futuro já está aqui. A Ponta da Praia contagiou a cidade toda. Santos tem forte vocação turística e esportiva. No próximo dia 6 de julho, o município será um dos 52 brasileiros por onde passará a tocha dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Segundo o prefeito João Paulo Tavares Papa, “vamos fazer desta passagem um grande evento, uma homenagem ao Pan e aos esportistas, capaz de divulgar uma imagem positiva de Santos e incentivar nossas crianças e jovens a se interessarem pelo esporte”.

 

A tocha pan-americana será conduzida em Santos por sessenta personalidades que se revezarão num percurso de 22,2 km. O ponto de partida é a Vila Belmiro, seguindo pelo Canal 1, orla e diversas vias, inclusive da Ponta da Praia, até chegar na Praça Mauá, no Centro.

 

O percurso atravesserá toda a Cidade

 

No dia seguinte à passagem da tocha por Santos, é a vez da cidade de Cubatão entrar no clima esportivo. No próximo dia 7 será disputada, no Caminho do Mar (Estrada Velha), a prova de pedestrianismo “2º Desafio da Mata Atlântica A Tribuna de Cubatão”. 

 

Esta semana não dá para ficar parado. Movimente-se!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!