E, no asfalto preto, nasceram todas as cores, primárias, secundárias, terciárias, claras, escuras, cores das roupas, dos chapéus, das sandálias, das peles mais ou menos bronzeadas. Algumas peles até queimadinhas demais pelo excesso de exposição ao sol escaldante do verão santista sem a proteção do recomendado filtro solar.
Não é demais lembrar que já não podemos contar apenas com a azul camada de ozônio na atmosfera para filtrar as radiações ultravioletas do sol. Entretanto, a luz maravilhosa que banhava tudo, neste último sábado (dia 24), lá na Ponta da Praia, fazia com que muita gente esquecesse dos possíveis efeitos prejudiciais da radiação à saúde da epiderme.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de Santos interditou, das 14 às 21h do sábado, as avenidas Bartolomeu de Gusmão e Almirante Saldanha da Gama (orla da praia), no trecho entre as ruas Carlos de Campos e Cap. João Salermo, no sentido José Menino/Ponta da Praia. Na pista onde normalmente andariam os carros, a festa de confraternização dos pedestres com Espaço de Leitura, Grupo dos Poetas Vivos, Rua de Lazer, apresentação da Trupe Olho da Rua, Banda de Palhaços, Orgone Grupo de Arte, Escola Livre de Circo do Balaio Brasil, Banda Quero e bateria da Escola de Samba Padre Paulo.
No Porto de Santos, sete transatlânticos, movimentando 22.400 pessoas no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini. Embarcando no “Grand Voyager”, no “Armonia”, no “Costa Romântica”, “Costa Fortuna”, no “Grand Mistral”, no “Island Escape” e no “Island Star”, onze mil passageiros ganharam lenços brancos para acenar durante a saída dos cruzeiros. Os familiares, amigos e curiosos, que estavam em terra, na Ponta da Praia, receberam nove mil lenços (completando 20 mil distribuídos).
Neste dia 24 de fevereiro, foram dois os eventos marcantes, em bairros diferentes da cidade e dois motivos de comemoração. Durante o dia, como já falamos, na Ponta da Praia, a “Grande Confraternização Santos Todos a Bordo”, onde o ponto alto revelou-se na tradicional despedida dos passageiros dos transatlânticos.
Durante a noite, nos bairros do Jd. Castelo e da Areia Branca (ZNE) o Desfile das Escolas Campeãs do Carnaval 2007 na Passarela do Samba Dráusio da Cruz. Abrindo a noite, o desfile da Corte Carnavalesca, composta por Darwin Ferreira Barbosa (rei momo), Michele da Costa Chaga (rainha), Alessandra Martha Martins de Oliveira (princesa), Eurico Silva Filho (cidadão samba) e Maria Cecília Santana (cidadã samba). A seguir, as Escolas da apoteose, iniciando pela 4ª colocada.
4º lugar: Mocidade Independente Padre Paulo com o enredo “Samba, alegria do povo, povo alegria de Deus”. 3º lugar: União Imperial com a “História do Chocolate”. 2º lugar: X-9 com o enredo “Porto, boêmia e nostalgia”. 1º lugar: Brasil com o enredo “Amazônia, patrimônio do Brasil”.
|
Finalizamos esta semana, observando que Porto e Amazônia são os temas vencedores do Carnaval 2007 de Santos. Parece uma importante sinalização da perspicácia santista e sensibilidade popular a duas áreas de grande interesse para o desenvolvimento da nação.
Fotos Carnaval: Prefeitura Municipal de Santos