Quarta, 01 Mai 2024
O empresário brasileiro que atua no comércio exterior está cansado de ler e ouvir promessas relativas a melhorias das condições de competitividade da indústria nacional, mas muito pouco tem efetivamente saído do papel e feito diferença para o Brasil. A população como um todo acaba prejudicada. Diante desse cenário, é preciso refletir se não falta - como parece - empenho dos dirigentes da indústria brasileira para que os poderes Executivo e Legislativo cumpram com o que negociam junto aos segmentos produtivos.

Um bom exemplo da inércia brasileira está no controle de qualidade da entrada de produtos importados no Brasil. No final de março de 2011, há quase dois anos e meio, o ministro da Fazenda Guido Mantega anunciou que o governo exigiria "dos produtos industriais importados o cumprimento dos mesmos padrões de qualidade técnica para ingressar no mercado doméstico". A fiscalização, de acordo com ele, entraria em ação em duas semanas. Apesar do compromisso, nada foi cumprido.

Ainda que com algumas falhas, um dos poucos órgãos que conseguem trabalhar na defesa da população brasileira contra produtos importados de péssima qualidade e preços muito abaixo do mercado é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). No entanto, a instituição carece de melhor estrutura para ampliar todo o seu processo de certificação, ainda mais pelo fato de nos últimos dois anos as importações terem crescido vertiginosamente no Brasil.

Essas importações predatórias são um grande perigo para as indústrias brasileiras. Em diversos segmentos, são dezenas de empreendimentos fechando as portas por não conseguir competir com a enxurrada de mercadorias do exterior. Não é possível mais postergar uma recuperação, pois as consequências podem ser terríveis em termos de geração de postos de trabalho e na economia em geral. Outro fator essencial é saber que somos superados por outros países também devido a um alto Custo Brasil e reformular toda a cobrança tributária das industrias.

Antes de apontar o dedo, é preciso realmente refletir, nesse e em outros casos, se os empresários que não souberam cobrare ou se o Governo Federal foi tomado pela incompetência. Porque, independente de culpados, essa falta de um rigoroso controle é prejudicial à produção em território nacional. A incompetência de todos os envolvidos beira a uma ação criminosa de lesa pátria...

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!