Sexta, 19 Abril 2024

Continuando a série de artigos sobre o tema sustentabilidade, hoje será apresentada a tecnologia do tijolo ecológico. O tijolo ecológico possui características físicas que proporcionam estabilidade estrutural, economia de material, diminuição de tempo da construção, harmonia e beleza na obra, ainda possibilita uma edificação segura, agradável e confortável.

* Iluminação Solar
* Impermeabilidade do Solo
* Captação de Água da Chuva

O tijolo ecológico e suas dimensões podem ser visualizados abaixo, na Figura 1.


Figura 01 – tijolo ecológico: tipo e dimensão

Os tijolos ecológicos são compostos por mistura de solo-cimento, compactados em prensa hidráulica e curados com água (não precisa ser queimado), evitando a queima de seis árvores por milheiro e, consequentemente, a poluição da atmosfera e o desmatamento.


Figura 02 – Secagem e máquina para fabricação do tijolo ecológico

O processo de construção e instalação do tijolo ecológico é ilustrado na Figura 03, onde é possível visualizar o enchimento de vigas e as instalações hidráulico-elétricas que podem ser aplicadas através dos furos contidos nos tijolos, o que evita o desperdício e a quebra\perda de matéria na construção.


Figura 03 – Preenchimento da viga e instalações de componentes
elétricos e hidráulicos

Além de limpas, as obras com tijolo ecológico reduzem o custo de cimento para reboco e assentamento, tinta, ferragens, areia e madeira para formas de colunas e vigas. Proporciona, ainda, economia na redução do custo de mão de obra através do sistema de encaixe dos tijolos, otimizando o trabalho de modo que as paredes são levantadas em média três vezes mais rapidamente se comparado aos tijolos convencionais.

Na Figura 4 é possível visualizar edificações que utilizaram este tipo de tijolo.


Figura 04 – Edificações executadas com tecnologia de tijolo ecológico

O sistema de construção utilizando tijolo ecológico é mais uma iniciativa sustentável que converge em preservação do meio ambiente com economia, agilidade e bem estar, tanto para quem executa quanto para quem utiliza a obra. Essas iniciativas vêm cada vez mais crescendo e provando que podemos executar projetos mais eficientes e de qualidade sem agredir o meio ambiente.

Assista também
O processo de fabricação do tijolo ecológico

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!