Segunda, 29 Abril 2024

Neste artigo apresentamos uma visualização temporal de imagens provenientes de sensores acoplados em satélites que demonstram o desmatamento ocorrido na floresta amazônica, mais especificamente no estado de Rondônia de 1984 a 2012.

- Clique aqui para acessar o aplicativo.

A visualização temporal das imagens de satélites é apresentada em um vídeo que possibilita analisar a evolução das imagens ano a ano, permitindo assim que o usuário identifique o desmatamento da floresta amazônica naquele local. A figura 1 demonstra a imagem do local em 1984, primeiro ano da análise.


Figura 1 – Imagem da região do estado de Rondônia em 1984

A figura 2 demonstra o local no ano de 2012, com a situação do desmatamento naquele ano.


Figura 2 – Imagem da região do estado de Rondônia em 2012

Quando comparamos as duas figuras acima podemos perceber a dimensão do desmatamento que abrange o estado de Rondônia. Cabe destacar que grande parte dessas terras desmatadas são destinadas à pecuária.

Existem várias discursões sobre o desmatamento descontrolado na Amazônia, de modo que as comparações realizadas no exemplo comprovam a grande devastação ocorrida em menos de 30 anos de interação homem e natureza. A evolução dessas e outras imagens pode ser acompanhada no mesmo link.

Link acessado em 13/05/2013
http://earthengine.google.org/#intro

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!