Terça, 30 Abril 2024

Neste artigo apresentaremos a camada geográfica de transportes aquaviários desenvolvida no Plano Nacional de Integração Hidrovia (PNIH), proveniente da base de dados georreferenciada deste plano, com atenção especial para as hidrovias de navegação interior.

Leia também
* Mapas dinâmicos: instalações portuárias PNIH

Os dados de hidrovias de navegação interior serão visualizados em um mapa dinâmico sobreposto ao GoogleMaps.

A base de transportes aquaviários foi levantada em função de três categorias: navegação interior (transporte pelas hidrovias do interior do Brasil), de cabotagem (navegação pela costa brasileira) e de longo curso (transporte oceânico entre o Brasil e demais países), com o objetivo de simplificar a visualização da camada, foi filtrado apenas os dados de navegação interior que representa o detalhamento das hidrovias contidas no SNV (Sistema Nacional de Viação).

Na Figura 1 é possível visualizar as hidrovias de navegação interior sobreposta no GoogleMaps, estas hidrovias estão classificadas com a seguinte relação:

• Linha Azul forte: Navegável;
• Linha Azul fraco: Navegação inexpressiva;


Figura 1 – Transporte Aquaviário da base de dados PNIH visualizada no GoogleMaps

O mapa apresentado permite que o usuário faça diversos tipos de consultas aplicando diferentes níveis de zoom. Ao clicar sobre um item o usuário poderá obter informações da base de dados (figura 2) como, por exemplo: nome da hidrovia, nome do rio, dentre outros.


Figura 2 – TUP’s no complexo do Porto de Itajaí

Bem como no artigo apresentado sobre instalações portuárias este é mais um exemplo da praticidade da utilização de um mapa dinâmico, objetivando visualizar informações georreferenciadas.

Faça um teste, consultem no mapa as informações das hidrovias brasileiras.

Links utilizados
Todos os documentos do projeto: http://www.antaq.gov.br/Portal/PNIH.asp

Baixar a base de instalações portuárias em shp: http://www.antaq.gov.br/Portal/PNIH/Hidrovias.zip

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!