Segunda, 29 Abril 2024

Continuando a série de artigos sobre mapas dinâmicos, apresentaremos uma sequência dessas ferramentas com o intuito de representar a população mundial em virtude do rompimento da barreira de sete bilhões de pessoas no planeta.

Leia também
*Mapas dinâmicos: BikeRio
*Mapas dinâmicos: Censo 2010
*Mapas dinâmicos: enchentes
*Mapas dinâmicos: migração
*Mapas dinâmicos: cultura agrícola mundial
*Mapas dinâmicos: História das Olimpíadas da era moderna
*Mapas dinâmicos: visualizador de dados espaciais da INDE
*Mapas dinâmicos: linhas oceânicas de transmissão de dados
*Mapas dinâmicos: Primeira Guerra Mundial
*Mapas dinâmicos e o Street View: Palácio de Versailles
*Mapas dinâmicos: exemplos de aplicação

 

De acordo com estimativas, no final de 2011 a população da Terra ultrapassou a marca de sete bilhões de pessoas. Apesar da queda geral nas taxas de natalidade, a população mundial aumenta cerca de 83 milhões de pessoas a cada ano. Este crescimento vai continuar por décadas, desafiando a necessidade de nos alimentar e sustentar o capital natural do qual dependem as sociedades.

Os mapas apresentados neste link exploram padrões populacionais representando a distribuição da população no globo terrestre (figura 01). Destaque para o crescimento da população brasileira constatado no gráfico. O usuário pode escolher visualizar o mapa através de um clique no país desejado.


Figura 1 – População mundial por país em 2010, com destaque para o Brasil

Clicando na aba GROWTH (figura 02), é possível visualizar as diferenças regionais nas taxas de crescimento da população no planeta. Analisando o mapa de taxa de crescimento, percebe-se que as mais elevadas estão no Oriente Médio, na África e em partes da América Latina. As populações estão em declínio em alguns países desenvolvidos, especialmente na Europa.


Figura 2 – Crescimento da população em 2010, com destaque nos Estados Unidos

Ao clicar na aba LIFE EXPECTANCY (figura 03), é possível visualizar a expectativa de vida mundial por país. No geral, quanto mais rica nação, maior é a expectativa de vida. As expectativas de vida mais baixas estão nos países africanos, como Lesoto, República Centro-Africana, e Serra Leoa, com resultados abaixo de 47 anos em 2009. O mapa dá destaque para a expectativa de vida da África do Sul que é de 51,6 anos para 2009.


Figura 3 – Mapa sobre expectativa de vida, com destaque para a África do Sul

A leitura destes dados mostra o quando o nosso planeta é desigual e que as diferenças sociais estão historicamente registradas na evolução da humanidade. Com rompimento da barreira dos sete bilhões de pessoas no mundo, este é um bom momento para projetar como queremos conduzir as futuras gerações em nosso planeta.

Links
http://storymaps.esri.com/7billion/

 
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!