Segunda, 04 Agosto 2025

 

📢 Autoridade Portuária de Santos avalia contribuições para o selo de certificação ESG

Autoridade Portuária de Santos
📸 Foto: G1

Interessados tiveram 60 dias úteis para enviar contribuições.

A Autoridade Portuária de Santos (APS) notifica os participantes do edital de consulta ao mercado, para o desenvolvimento do selo de certificação ESG, que recebeu as contribuições à base técnica e jurídica sobre a qual se pretende concluir um estudo técnico preliminar do projeto.

O edital foi publicado no início do ano. Os proponentes tiveram um prazo de 60 dias úteis para o envio de estudos técnicos e conceituais referentes ao selo ESG – a sigla significa Ambiental, Social e Governança. Na prática, esse conceito busca mostrar que uma empresa atua para promover o meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável e manter os melhores processos de administração.

Agora, com as contribuições referentes ao Selo ESG em mãos, a APS atuará junto às áreas competentes da companhia para a definição das próximas etapas do projeto. Atualizações serão publicadas no site da APS e nos demais canais oficiais.

Os proponentes puderam elaborar estudos que abranjam um ou mais dos quatro pilares descritos no edital: o desenho da metodologia do selo; o processo de certificação; a criação de uma plataforma de recebimento de informações; e o processo sancionador, com medidas punitivas e corretivas.

A opção por uma consulta ao mercado se deve à necessidade de obter contribuições técnicas e estratégicas para o desenvolvimento do Selo de Certificação ESG. A participação de empresas não implica obrigatoriedades em uma eventual licitação.

Referência em sustentabilidade

O projeto do Selo ESG é planejado desde 2023 e integra o Roadmap do Manifesto ESG lançado pela Autoridade Portuária de Santos. O documento conta com a adesão de prefeituras da região e diversas empresas que atuam no complexo.

A certificação soma-se a outras iniciativas voltadas à sustentabilidade, a exemplo da Jornada ESG, que teve a sua terceira edição em 2024.

Com este conjunto de ações, o Porto de Santos busca consolidar-se como modelo global de sustentabilidade e governança, assumindo a liderança na integração de práticas ESG adaptadas às demandas e especificidades do setor portuário. A APS também objetiva utilizar o selo para nivelar e padronizar as boas práticas da comunidade portuária, incluindo parceiros, fornecedores e investidores.

Notificação oficial

A Autoridade Portuária de Santos, por meio da Superintendência de Governança, Riscos e Compliance (SUGOV), agradece a todos que participaram da Consulta ao Mercado – Objeto: Desenvolvimento do Selo de Certificação ESG do Porto de Santos, encaminhando contribuições valiosas que fortaleceram a base técnica e jurídica sobre a qual se pretende embasar a conclusão do estudo técnico preliminar referente à sua viabilização e operacionalização.

Informamos que estamos na fase de avaliação interna, em conjunto com as áreas competentes da companhia, para definição das próximas etapas do projeto. Novas atualizações serão publicadas no site institucional e nos demais canais oficiais da APS, em momento oportuno. Continuamos à disposição para esclarecimentos.

Sobre a Autoridade Portuária de Santos

A Autoridade Portuária de Santos é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras.

O complexo portuário está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 53 terminais, sendo 39 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens: uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!