Segunda, 20 Mai 2024

Como se escreve "porto" em chinês? Ou "cais" em árabe? Palavras que nos acostumamos a ver em nossos idiomas maternos ou em inglês, talvez tenhamos em breve que aprender a reconhecê-las em ideogramas antiguíssimos, porém cada vez mais atuais. É que o mundo está mudando, as crises recentes apenas aceleraram uma tendência já detectada antes, de participação cada vez maior de árabes e chineses na economia ocidental. Os primeiros, impulsionados pelos ganhos com a venda de petróleo. Os segundos, pelo deslanche econômico de um mercado interno formado por um sexto da população do planeta.

 

No Brasil, por exemplo, sabe-se de milionários árabes que, sem saber talvez o que fazer com tanto dinheiro acumulado, pretendiam comprar portos inteiros já prontos - o de Santos (SP), se estivesse à venda -, ou ajudar, ainda que indiretamente, na criação de novos terminais portuários. Cada terminal desses com capacidade de movimentar mais que muitos portos atuais.

 

Portos em construção pelo mundo afora superam - e muito - a

capacidade operacional do principal porto brasileiro, o de Santos (foto)

 

A China também sinaliza seu interesse em participar mais diretamente em portos do Brasil, da Argentina e do Chile. E não só com áreas junto ao mar, mas em instalações acompanhando toda a cadeia de transporte até as zonas produtoras ou consumidoras no interior dos países. Aliás, a mesma China que conseguiu transferir para seu território os processos produtivos de boa parte do que vemos com a etiqueta "made in USA"...

 

Essa atenção árabe ou chinesa não se limita aos países latino-americanos. Agora mesmo, bem perto das históricas Colunas de Hércules (o estreito de Gibraltar, que marca a entrada do Mar Mediterrâneo), está surgindo um superporto para contêineres. O nome é antigo (Tanger), mas o capital é novo, patrocinado pelo rei Mohamed VI. Denominado Tanger Med I, está situado junto a Tanger, no Marrocos, e bem perto de outro porto em expansão rápida, que é Algeciras – que (apesar do nome de origem árabe) fica no Sul da Espanha.

 

O porto marroquino iniciou seu ambicioso plano em 2002, compreendendo também uma área industrial e uma zona franca. Ao contrário dos antigos portos, criados junto a cidades e às vezes por elas sufocados, neste caso é uma nova cidade que surgirá: Chrafate, para comportar cerca de 150 mil pessoas, entre Tanger e Tetuan. E é provável que em breve também surja um aeroporto no local. Na parte industrial, já está em obras a instalação de uma fábrica da Renault, para produzir até 400 mil veículos por ano.

 

Tanger-Med I está previsto para ser completado até 2012. Será o maior porto do Mediterrâneo e da África. Mas os planos não param aí.

Já pensando na expansão das atividades, novo contrato foi assinado em outubro de 2008, para a instalação de um segundo porto de águas profundas, o Tanger-Med II, compreendendo dois novos terminais para contêineres e uma capacidade nominal extra de 5 milhões de contêineres. A construção do segundo complexo (situado junto a Nador e Melilla e defronte à cidade de Almeria) começou no dia 17 de junho e todo o conjunto portuário deverá estar plenamente operacional em 2015, para movimentar 8 milhões de contêineres, 7 milhões de passageiros, 700 mil caminhões, 2 milhões de veículos e 10 milhões de toneladas métricas de combustíveis.

Tanger vende uma imagem de maior eficiência e menos problemas trabalhistas, além da rápida expansão. Sua competidora Algeciras, do outro lado do Mediterrâneo, lembra como principal vantagem o fato de já estar situada na Europa, e também está sendo ampliada. Com capitais europeus, ocidentais ao menos? Não! O investimento na chamada Isla Verde Exterior desse porto - que começa a funcionar em março próximo e deverá ser duplicada em 2012 - é da empresa Hanjin. Sim, da Coréia do Sul. Que não é China, mas também é oriental, confirmando a tese...

Leia também
* Corredor Interoceânico ligará Santos ao mercado chinês
* Brasil acerta ao estreitar relações com países sulamericanos e africanos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!