Quinta, 28 Março 2024

Em seus diálogos com Osvaldo Ferrari, gravados em 1984 para a Rádio Municipal de Buenos Aires, o escritor argentino Jorge Luis Borges de artes plásticas e lembrava como o inglês William Turner (1775-1851, Cores e luzes de Turner) foi o primeiro pintor a dar importância à paisagem:

Turner foi o primeiro que realmente viu as nuvens, viu os rochedos, viu as árvores, viu a neblina e certos efeitos de luz. E tudo isso, segundo Ruskin, foi uma descoberta pessoal de Turner... E Chesterton disse que o protagonista da pintura de Turner é The english weather (O tempo ou clima inglês), mas não falando do tempo sucessivo, cronológico, mas, bem, de diversos modos ou hábitos do tempo, sobretudo os crepúsculos, as neblinas, as luzes.

I A paisagem na pintura
A sensibilidade de Turner para os elementos do tempo é uma das principais forças do romantismo inglês na pintura, tão ligado à paisagem (por causa de seu trabalho com a luz, Turner seria também uma grande influência na formação do impressionismo). De país a país, Borges vai nos diálogos lembrando de outros românticos e paisagens, e chega aos pampas argentinos descritos por Esteban Echeverría (1805-1801), representante portenho do romantismo, como um “imenso pélago verde” (pélago é o mar profundo).

Mas aí Borges discorda desta comparação comum da planície com o mar: “Pessoalmente, eu o sinto de um modo diferente, porque no mar há um mistério, no mar há uma mudança contínua que não se manifesta na planície, eu acho”. É a diferença, diz em outro local, entre “Dom Quixote”, um livro da planície, e a literatura portuguesa, pensando em “Os Lusíadas”, provavelmente, voltada para o mar, que “sente o mar”.

Mais à frente ele continua e, em seguida demarca um porém quando aparece a montanha na paisagem: “... sempre fui míope e agora sou cego, mas tenho a impressão de que a planície é igual em todo mundo... Por outro lado, diríamos que cada montanha é distinta, que cada montanha é um indivíduo”.

Clique aqui para ler a primeira parte deste artigo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!