Este artigo do Portogente apresenta particularidades do mundo naval e detalhes sobre os mais diversos tipos de navios, além dos termos técnicos adotado no segmento da navegação.
Tipos de navios
Navios mais conhecidos
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Navio Canhoneiro: como o nome já sugere, é uma embarcação com habilidade de disparar artilharia de fogo com os seus canhões, essa embarcação é armada com um ou mais canhões.
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Catamarã: o Catamarã é uma espécie de jangada podendo ser a motor ou a vela, é formado por dois cascos paralelos e independentes, o que faz com que ela tenha maior estabilidade. Entre estes cascos existe uma plataforma que pode conter uma cabine.
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Navio de carga e carga geral: navio mercante destinado ao transporte de mercadorias e cargas, esse navio é utilizado para o transporte de cargas. Aguenta carregar cerca de 4000 contâineres e, tomando como base tal dado, já foi intitulado como o maior meio de transporte já construído.
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Cruzador: o navio cruzador era um tipo de navio de guerra que surgiu na primeira metade do século XX, introduzido pela Marinha Real Britânica. Com o passar dos anos, surgiram outras variações do navio cruzador, como por exemplo: leve, pesado, protegido, ligeiro, couraçado e de batalha.
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Gaseiro: o navio gaseiro é um tipo de navio construído para transportar gás liquefeito de petróleo. Conhecido por seus tanques de formato arredondado acima do convés.
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Graneleiro: é um navio que realiza transportes de mercadorias a granel. O Brasil tem o maior graneleiro do mundo com 362 metros de comprimento e capacidade de carga para 400 000 toneladas.
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Navio porta-containers: é um navio que transporta containers, seus porões são equipados com guias ou celas, para carregar e descarregar os containers, agilizando as suas operações.
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Navio petroleiro: tipo particular de navio tanque, utilizado para o transporte de hidrocarbonetos, nomeadamente petróleo bruto e derivados.
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Navio porta aviões: navio que serve como uma base para aviões, onde podem pousar e levantar vôo em cima dele, sendo assim podem reabastecer quando necessário, ou utilizar como uma base central.
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Barco Rebocador: é um tipo de embarcação de pequeno porte com grande força de tração marítima, e é utilizada para manobrar grandes embarcações como na atracação e desatracação e até guincha-las se necessário.
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Navio tanque: navio utilizado para o transporte de grandes quantidades de substâncias liquidas.
Classificações de navios
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Navio: classificação dada a embarcações com um ou mais conveses, que podem carregar outras embarcações, passageiros ou até mesmo carga de materiais, as leis locais e os órgãos de regulamentação definem a quantidade de mastros que ele deve conter para ser classificado como um navio.
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Navio auxiliar: é uma embarcação destinada ao apoio nas atividades da Marinha de guerra, mas nem sempre utilizada em missões, porém, em alguns casos pode ser utilizada para o transporte de tropas ou equipamentos.
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Navio de aviso: é uma pequena embarcação com várias finalidades. Ele era utilizado como forma de ligação do comando com a esquadra naval, na passagem de avisos e mensagens, por ser pequeno e ágil. Também era utilizado para reconhecimento e exploração.
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Lancha de ação rápida: lancha com altíssima velocidade utilizada pela Marinha, também conhecida como “LAR”. Utilizada para patrulhamento, possibilitando o desembarque em beira de rios. É uma lancha para respostas rápidas da Marinha.
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Navio de guerra: recebe essa nomeação qualquer tipo de embarcação que possa ser utilizada em combate, seja ela fluvial ou marítima.
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Navio de escolta: classificação genérica aplicada a navios de guerra utilizados na escolta e proteção de esquadras navais ou da navegação mercante.
Navios específicos
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Aviso de instrução: navios de pequeno porte utilizados para treinamento aos aspirantes a oficiais, esta embarcação é subordinada a escola naval.
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Navio balizador: utilizado para sinalização de rotas de tráfego marítimo e a manutenção de embarcações.
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Navio contratorpedeiro: típico navio de guerra rápido e manobrável, utilizado para escoltar navios maiores contra pequenas embarcações e submarinos. Atualmente ele é utilizado na defesa contra submarinos e aeronaves.
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Navio faroleiro: embarcações utilizadas para o suporte de faróis por fornecer mantimentos, combustível, transporte e também o correio dos faróis.
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Navio farol: embarcação utilizada para sinalizar perigo de navegação, onde não se é possível a construção de um farol.
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Navio hidroceanográfico: um tipo de navio não combatente, utilizado em levantamentos oceanográficos, meteorológicos e pesquisas.
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Navio monasco-bombeiro: utilizado para apagar incêndios em alto mar.
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Narcosubmarino: embarcação customizada com propulsão a motor e com a capacidade de ficar semi submerso. Ele era utilizado para o transporte de mercadorias e até passageiros e com o tempo foi melhorado, podendo ficar totalmente submerso por um pequeno período de tempo.
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Navio de guerra de minas: navio utilizado para o manuseio de minas em campos de minas em alto mar, cabendo nessa classificação os Lança-Minas (Navio Mineiro), Caça Minas e Draga-Minas (Navio Varredor); descritos abaixo:
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Lança-minas ou Navio Mineiro: responsável pela colocação e ativação das minas;
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Caça minas: utilizado para efetuar vareduras, para detectar a existência de minas em uma região;
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Draga-minas ou Navio Varredor: utilizado no recolhimento e desativação das minas marítimas.
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Navio-almirante: é um navio de esquadra tripulado por um comandante, o que se diferencia dos outros é que a bordo se encontra o oficial general ou comandante geral de operações navais e que lidera a esquadra.
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Navio de assistência hospitalar: é um tipo de embarcação cuja principal função é fornecer assistência médica e tratamento no mar, rios ou lagos, funcionando como hospitais flutuantes.
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Navio de desembarque de doca: é uma embarcação militar projetada para oferecer suporte a operações anfíbias como navios de assalto anfíbio. Estes navios transportam embarcações de desembarque até a área de operação, onde podem lançá-las ao mar. Estas pequenas embarcações serão responsáveis por levar os fuzileiros navais, viaturas ou carga até a praia.
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Navio hidrográfico: é um tipo de navio que está apetrechado com diversos sistemas e equipamentos que lhe permitem realizar medições, por exemplo, das batimétricas (profundidade) do fundo do mar.
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Semisubmersível: é uma plataforma ou embarcação com grande mecanismo, usada para operações marítimas como a extração de petróleo, dentre outras utilidades. O termo semi-sub também é usado para esse tipo de embarcação. Existem diversos termos que lhe são dados com o mesmo significado, não sendo assim um nome específico para a plataforma petrolífera. Os semi sub, foram elaborados a princípio para auxiliar nas atividades das plataformas.
Navios da antiguidade
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Birreme: embarcação que utilizada remos para sua locomoção e é composta por duas camadas ou até 3 (nesta condição é denominado de trirreme) de remos.
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Brulote: é um navio de fogo carregado de matérias inflamáveis que era incendiado e lançado sobre a frota inimiga sem conter tripulantes dentro da embarcação.
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Fragata: a embarcação fragata é uma classe de navio de guerra, que ao decorrer das épocas, foi indicada a uma série de navios, com vários tamanhos e funcionalidades. As fragatas eram navios de guerra com três mastros e velas redondas, mais rápidas e com arsenal mais hábil.
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Karve: era um pequeno barco viking criado durante a "Era dos Vikings". Normalmente tinha cerca de 6 metros de comprimento e equipado com 13 a 16 pares de remos.
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Navio de defesa da costa: embarcação destinada a patrulhamento da costa, assim realizando a proteção da costa. Foi empregado para transporte de pessoas locais e de mercadorias.
Terminologia náutica
Amainar: colher ou arriar as velas.
Âncora: peça primitiva de pedra - modernamente de ferro terminada por duas unhas e uma argola na extremidade oposta -, a que se liga um cabo, utilizada para segurar as embarcações.
Astrolábio: Instrumento antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte. Mais tarde foi simplificado e substituído pelo sextante. O sextante é um instrumento elaborado para medir a distância angular na vertical entre um astro e a linha do horizonte para fins de cálculo da posição e para corrigir os eventuais erros da navegação estimada, mas nada impede que seja usado para calcular distâncias medindo ângulos verticais desde o ponto de observação até um dado objeto, por exemplo, um farol.
Bonbordo: é um termo náutico que designa cada lado de uma embarcação e que está na origem de Bombordo (bom + bordo), representa o lado esquerdo.
Boreste: é o lado direito de uma embarcação.
Calado normal: distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa da quilha de uma embarcação, quando esta está com o seu deslocamento normal.
Bússola: é um instrumento de navegação e orientação baseado em propriedades magnéticas dos materiais ferromagnéticos e do campo magnético terrestre. A palavra bússola vem do italiano bussola que significa “pequena caixa” de madeira de bucho.
Lastro: tem a função de dar equilíbrio ao navio, ou qualquer outro tipo de embarcação, é quando a água que é posta nos porões para dar peso e equilíbrio ao navio.