Terça, 19 Março 2024
Navegação é a movimentação no espaço marítimo ou aéreo, em percursos estabelecidos, com objetivos comerciais.

Navegação é a movimentação no espaço marítimo ou aéreo, em percursos estabelecidos, com objetivos comerciais. É uma viagem ou transporte sobre ou dentro das águas do mar, sobre a superfície dos rios e dos lagos ou na atmosfera.    

Veja Também

Tipos de Navegação

Os principais tipos de navegação existentes são:

O Brasil é um país favorecido para a navegação de cabotagem. Com aproximadamente 7.400 km de extensão de costa navegável, todavia esse tipo de navegação ainda é pouco utilizado.
O Brasil é um país favorecido para a navegação de cabotagem. Com aproximadamente 7.400 km de extensão de costa navegável, todavia esse tipo de navegação ainda é pouco utilizado.


Portogente
*Navegar é preciso: um pouco da história da Navegação

Histórico da Navegação

A navegação nasceu com a humanidade, precisar seu início seria uma tarefa muito difícil, mas com certeza tudo deve ter começado por força da necessidade de sobreviver. Observamos que a globalização que tanto escutamos nos dias de hoje também foi parte acessória nas conquistas dos novos continentes. Aventura e coragem eram e são os ingredientes necessários para todos aqueles que se lançam em busca dos relacionamentos diplomáticos ligados ao comércio marítimo. No princípio os fenômenos meteorológicos aliados às precárias condições tecnológicas dos instrumentos de navegação, eram sem dúvida, as principais barreiras para se navegar com segurança. As embarcações de outrora não eram tão resistentes diante da fúria das tempestades marinhas, sendo temerosa à prática da navegação em tais condições. Mesmo a custa de muitas vidas, descobrindo novos continentes e rotas comerciais, fez de uma geração de marinheiros, destemidos cavaleiros marinhos. Com o passar dos tempos, os avanços tecnológicos tornaram as aventuras marítimas mais seguras, fazendo com que a atividade comercial prosperasse, estreitando as relações entre as nações separadas por oceanos e mares.

A Antaq é a agência regulamentadora responsável por autorizar e fiscalizar as empresas de navegação.
A Antaq é a agência regulamentadora responsável por autorizar e fiscalizar as empresas de navegação.


Portopédia
*
Navegação Marítima Regular e Reserva de Praça

Autorização para atuar como Empresa de Navegação

Para obter a autorização para operar, as empresas de navegação devem possuir alguns requisitos e seguir alguns procedimentos, são eles:

  • A pessoa jurídica deverá ser proprietária de pelo menos uma embarcação de bandeira brasileira com inscrição e registro em órgãos competentes.
  • Ter patrimônio líquido mínimo de 8 milhões de reais para a navegação de longo curso; 6 milhões de reais para a navegação de cabotagem e 2,5 milhões de reais para as navegações de apoio portuário e de apoio marítimo.
  • Ter índice de liquidez corrente igual ou superior a um.
  • Formalizar pedido de autorização, em requerimento dirigido ao Diretor-Geral da ANTAQ, apresentando a documentação exigida pela Agência.

Os documentos exigidos poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada em cartório, mediante autenticação pela ANTAQ ou publicação em órgão oficial. A Agência poderá solicitar a apresentação de documentação complementar necessária à análise do requerimento.

A autorização terá vigência a partir da data de publicação no Diário Oficial da União.

Navegue mais pelo Portopédia e descubra: História do Porto de Salvador e a primeira atracação: navio a vapor Canavieiras

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias