Transporte / Logística

Além de buscar a recuperação financeira após a praga da vassoura-de-bruxa ter mudado os rumos da economia baiana, os produtores de cacau do Sul da Bahia também precisam lidar com um adversário indigesto: a falta de infraestrutura dos portos do estado. O especialista em cacau Thomas Hartmann foi direto ao ponto e, ao PortoGente, disse que os portos da Bahia estão, hoje, muito aquém do que se faz necessário.

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O diretor de Sustentabilidade do grupo EBX, Paulo Monteiro, responsável pela instalação do estaleiro da OSX na Baía de Florianópolis, em Biguaçu (SC), participou de debate, nesta quinta-feira (6), na capital catarinense, sobre os impactos do empreendimento na região. Na ocasião, ele conversou com a reportagem do PortoGente sobre os problemas levantados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente. Ele garante que a empresa não tem medo de discutir o projeto, “nós temos medo de quando começam os “achismos” sem embasamento técnico-científico”.

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O presidente da Associação Brasileira de Citricultores, Flávio Viegas, explica, nesta entrevista especial ao PortoGente, o que é o “cartel da laranja” e como estão as investigações do caso.

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O aumento do tamanho da frota mundial de navios porta-contêineres exigirá do governo brasileiro uma corrida contra o tempo para melhorar a infraestrutura portuária e garantir o acesso das grandiosas embarcações que estão sendo entregues pelos estaleiros de todo o mundo. Em 2009, o tamanho médio desse tipo de embarcação registrou crescimento de 8,47% em relação a 2008, conforme aponta o relatório “Review of Maritime Transport” elaborado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad). A previsão de especialistas em comércio marítimo é que cerca de 60% dos porta-contêineres em atividade até 2013 não consigam acessar os portos brasileiros caso as condições de profundidade dos canais de navegação não sejam aperfeiçoadas.

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