O engenheiro Hermes Vargas dos Santos, especialista em transporte hidroviário, elogiou a dragagem de aprofundamento do Porto do Rio Grande. Ao PortoGente, ele disse que o maior mérito das autoridades estaduais e federais foi tirar do papel uma obra aguardada há tanto tempo pelos gaúchos, mas que ninguém conseguia colocar em prática. A draga Juan Sebastián de Elcano [foto] foi a responsável pelos serviços em Rio Grande.

Questionado sobre o motivo de somente agora a dragagem sair do campo teórico, Hermes não poupou críticas. “As autoridades ficavam apenas no discurso, favorável ao transporte aquaviário, mas o atual governo fez isso na prática, inclusive quando se fala na construção naval. E isso muda bastante a rotina do porto, pois maiores profundidades atendem melhor às necessidades da atual navegação mundial”.

Segundo o superintendente do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis, a dragagem de aprofundamento deverá ser concluída até o final deste mês. Hermes garante que, após este prazo, será inevitável ao porto mais importante do Rio Grande do Sul se sobressair sobre outros terminais marítimos.

“O porto receberá mais navios e mais cargas. É muito importante, pois sua área de influência abrange todo o território gaúcho e boa parte das áreas vizinhas. Com a revitalização da construção naval pelo Governo Federal, sua influência será ainda maior. Sem dúvida, mudará a matriz econômica gaúcha”.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s