Transporte / Logística

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) enviou nota oficial ao Portogente para contestar o texto ABIT critica posição da ABVTEX sobre tributação de importados. ABVTEX repudia as tentativas e pressões de setores da indústria junto ao Governo Federal para promover mudanças no modelo de taxação de produtos importados têxteis. A nova pressão é para que as importações sejam taxadas tendo como base de cálculo uma unidade de medida fixada por lei, como por exemplo, o peso do produto (ad rem) em substituição ao que é praticado hoje, cuja base de cálculo é o preço (ad valorem).

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A Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) divulgou nota oficial nesta quarta-feira (31) em resposta à posição da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) de repúdio o aumento de tributação sobre os importados.

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O atual crescimento econômico do Brasil coloca o sistema rodoviário à beira de um colapso e impõe planejar estrategicamente a infraestrutura de transporte com a retomada dos modais aquaviário e ferroviário. A avaliação é do deputado estadual Raul Carrion, do PCdoB do Rio Grande do Sul, que também coordena a frente estadual em defesa das ferrovias no Sul. Ele conversou com o Portogente após o seminário “Desenvolvimento e Ferrovias na Região Sul – Diagnóstico e estratégias das Ferrovias no Sul do País”, realizado na Assembleia Legislativa gaúcha, em Porto Alegre, no dia 26 último.

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O resultado da concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante mostra de um lado ousadia e de outro temor. Ousadia do Grupo Engevix, detentor do vencedor consórcio Inframérica, que está apostando alto no Aeroporto, com um lance 200% superior ao valor mínimo. E temor dos que fizeram ofertas baixas ou nem entraram, não acreditando na sua viabilidade.

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O custo unitário do transporte de mercadorias por trilhos é menor do que por rodovias, mas o Brasil optou pelo modal rodoviário por causa dos interesses de investimento estrangeiro. A observação é do professor de economia da Trevisan Escola de Negócios, Alcides Leite, para quem é necessário acelerar o investimento no transporte de carga por trilhos.

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