Marcelo Matera, presidente da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), juntamente com Juliana Assumpção, gerente executiva, participaram, no dia 8 último, do Painel Viracopos 2014, que contou com apoio da associação. Duas notícias impactantes e que permitem delinear o potencial do interior do Estado de São Paulo foram a retomada das operações internacionais do aeroporto para EUA e Panamá (a TAP voa para a Europa desde 2010) a partir de dezembro, e o início do funcionamento do “novo Viracopos” em “soft opening” já na próxima semana, com um voo da Azul, que já utilizará um dos 28 fingers que o aeroporto oferecerá.
Estar dentro da Serra do Mar e se aproximar das aves que a habitam, ouvindo o som e admirando a peculiaridade de cada uma delas, agora já é possível até mesmo sem sair de casa. A Ecovias, em parceria com o Instituto de Biodiversidade, lança o E-book (livro digital) “Aves da Serra do Mar”, disponível a partir de hoje, 6, para download. São informações, vídeos e imagens de 40 aves nativas da Mata Atlântica, que foram monitoradas ao longo de seis meses por um grupo de biólogos, para levar aos usuários do Sistema Anchieta-Imigrantes a beleza da natureza que os rodeiam durante as viagens pelas rodovias.
Um trilhão de reais até 2030. Esse é o valor estimado para ajustar a infraestrutura nacional de transportes a níveis mínimos encontrados em países de potência e de dimensões continentais, como Rússia, Canadá e Austrália. A conta, que sugere uma maior participação do setor privado nos investimentos de infraestrutura — frente ao esgotamento de recursos do governo — foi feita em um estudo coordenado pelo professor Claudio Tavares de Alencar, do núcleo de Real Estate da Escola Politécnica (Poli) da USP, em coautoria com o professor João da Rocha Lima Júnior, do mesmo Núcleo, e o mestrando Flávio Abdalla Lage.
Os trabalhos que serão apresentados durante a realização do III Congresso Portuário e Aquaviário que acontece em Itajaí (SC), de 13 a 16 de outubro, revelam a necessidade de promover um amplo debate entre empregadores e trabalhadores, no sentido de se buscar maior conscientização para a segurança e saúde no ambiente de trabalho com vistas à elaboração de uma política pública de saúde do trabalhador portuário e aquaviário.
A Indústria Naval brasileira recebeu, desde 2000, investimentos na ordem de R$ 150 bilhões, recurso determinante para crescimento anual de 19,5%, segundo a pesquisa ‘Ressurgimento da Indústria Naval no Brasil (2000-2013)’, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Hoje, o setor brasileiro é um dos cinco maiores do mundo. “A retomada dos investimentos das indústrias naval, offshore [exploração em alto mar] e de navipeças a partir dos anos 2000 trouxe impactos importantes sobre a economia brasileira: forte geração de emprego e renda; desenvolvimento de uma rede de fornecedores nacionais de insumos, peças e componentes; e oportunidades para a expansão de processos de inovação e de novas tecnologias em produtos e processos”, listam os autores da publicação, Carlos Alvares da Silva Campos Neto e Fabiano Mezadre Pompermayer.