No seminário realizado em junho a ANTAQ divulgou o último Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA). Os dados divulgados relativos ao segundo semestre de 2014 revelam que os portos mais problemáticos são os de Porto Alegre (RS) e de Macapá (AP) em relação a problemas com o meio ambiente. O chefe de Divisão do Porto de Porto Alegre, Bruno Gonçalves Almeida, falou ao Portogente das medidas que vêm sedo tomadas para reverter essa situação num prazo de dois anos.
Mesmo o Brasil apresentando consequências da crise econômica em todos os setores da economia, o principal terminal portuário do Amazonas apresentou um aumento de 7% no volume de exportações no segundo trimestre de 2015 se comparado com os três primeiros meses deste ano. O crescimento foi registrado pelo Grupo Chibatão, responsável por cerca de 80% de toda a carga movimentada no Estado.
A AA Eventos e Viagens, em parceria com a GO! English School, promovem no próximo dia 5 de dezembro o Projeto All Aboard – Immersion in English 2015, que realizará um cruzeiro marítimo temático de três noites focado em imersão em língua inglesa. A viagem será à bordo do transatlântico Rhapsody of the Seas, da Royal Caribbean.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia, por meio do Procaminhoneiro e do PSI (Programa de Sustentação de Investimentos), até 90% do valor de caminhões e implementos rodoviários. Para aqueles que quiserem obter o crédito para o percentual máximo, a taxa de juros é variável. Nos contratos que forem assinados ao longo do mês de agosto, o valor deve ficar em 18,33% para empresas com renda anual de até R$ 90 milhões. Para aquelas com rendimentos superior, a taxa de juros anual será de 16,83% ao ano. Se o financiamento for de até 70%, a taxa de juros é fixa, de 9% ao ano. Podem aderir ao programa empresas ou autônomos com renda anual de até R$ 2,4 milhões. Podem ser financiados equipamentos novos e usados, com até 15 anos desde sua fabricação. Agência CNT de Notícias
A Prumo Logística, empresa controlada pelo fundo americano EIG Global Energy Partners, assinou contrato com a Oiltanking para a venda de 20% de sua subsidiária que será responsável pelo desenvolvimento do Terminal de Petróleo (TOIL) do Porto do Açu por US$ 200 milhões. A Oiltanking também irá gerenciar as operações de transbordo que serão realizadas no terminal. O TOIL tem capacidade para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia (bpd) e está preparado para receber os maiores navios utilizados para transporte de petróleo (VLCCs).