O Porto de Suape, em Pernambuco, e o Porto de Koper, o mais importante da Eslovênia, desenvolvem projeto para comercialização de produtos diretamente entre si. O plano - que envolve complexo industrial pernambucano, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e o consulado da Eslovênia - visa tornar Suape o hub de distribuição para o Nordeste.
O presidente de Suape, Marcos Baptista, e o embaixador esloveno, Alain Bergant, reuniram-se durante a feira Intermodal South America, em São Paulo, para traçar estratégias.
A intenção não é apenas exportar mercadorias para a Eslovênia, que tem dois milhões de habitantes, mas a região da Europa Central e países como a Áustria e Hungria.
A Eslovênia tem interesse no potencial de Pernambuco principalmente no setor de frutas. Mas outros setores podem ser explorados, como de indústria farmacêutica, confecções, metal mecânica e de bebidas.
Porto de Koper
O maior porto da Eslovênia está situado a nordeste do Mar Mediterrâneo, no Mar Adriático, ao largo da Baía de Koprski e está em operação desde 1957. A área circunvizinha ao porto foi instituída como zona franca em 1963. Grande percentual de sua movimentação é de cargas atingindo, em 2016, o movimentou 22 milhões de toneladas.