Com objetivo de ampliar a capacidade do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória (ES), de 3,3 milhões para 8,4 milhões de passageiros por ano, as obras de expansão do terminal deverão ser concluídas no próximo mês de setembro, segundo o governo capixaba.
Estão previstos novos equipamentos, como terminal de passageiros, edifício do Corpo de Bombeiros, torre de controle e central de utilidades, além dos estacionamentos, portarias e sistema viário. O novo terminal de passageiros será um grande eixo longitudinal com as áreas técnicas e de circulação vertical. O projeto das obras é assinado pela Bacco Arquitetos.
As pistas de pouso e decolagem serão ampliadas de 1.750 para 2.058 metros para tender voos internacionais. Também foi projetado um pátio para trânsito e estacionamento de aeronaves com 45,3 mil metros quadrados e dez novas pistas de táxi.
O sistema estrutural adotado visa promover a flexibilidade do programa, permitindo ajustes futuros sem interferir na dinâmica do aeroporto. Para isso, foi proposto um sistema de estrutura mista de aço e concreto armado. O desenho da cobertura recebeu um tratamento especial de forma a evitar reflexos pontuais nas aeronaves