Amanhã (21), o céu vai ficar laranja! Um dos nossos Boeing 737-800 Next Generation está com uma pintura e adesivagem especial. Em vez do padrão branco, a aeronave recebeu um banho de tinta laranja e carrega o famoso aviãozinho com a faixa “GOL 10 anos”.
Conhecido por participar da série de televisão e dos longa-metragens da franquia Jackass, o comediante Ryan Dunn faleceu aos 34 anos na madrugada desta segunda-feira (20/6) após sofrer acidente automobilístico na Pensilvânia, Estados Unidos.
O Panamá quer atrair empresas brasileiras para instalar suas bases de operação no país, importar e exportar produtos para as mais diversas regiões do mundo. A informação é do ministro de Economia e Finanças do Panamá, Alberto Vallarino Clément, que esteve em São Paulo, no evento Panamá Invest 2011, encontro de negócios a ser realizado nas principais capitais do mundo, com o objetivo de gerar informações, mostrar as vantagens competitivas e as oportunidades de novos negócios no Panamá. O país oferece vantagens e benefícios fiscais para as empresas se instalarem.
Presidente Kennedy recebeu a visita da diretoria do Porto de Roterdã Internacional, da Holanda. É que o município está na disputa com outras cidades litorâneas do Espírito Santo para receber um investimento bilionário. A previsão é de que sejam investidos aproximadamente R$ 1,58 bilhão (US$ 1 bilhão) na implantação da infraestrutura do superporto e da retroárea, e até R$ 19 bilhões (US$ 12 bilhões) para a instalação das empresas do condomínio do porto. Os visitantes foram recepcionados pelo prefeito, Reginaldo Quinta, e pelos secretários municipais de Planejamento, Marcos Vivácqua, e de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Pinheiro. De acordo com eles, a comitiva gostou do que viu porque o mar local oferece boas condições para o empreendimento. A definição da área escolhida acontece até o final deste ano. Construído, o porto de águas profundas seria uma opção para atender as atividades exportadoras da região. O interesse do grupo holandês acontece no momento em que Presidente Kennedy também recebeu outra boa notícia. A Ferrous do Brasil, multinacional do ramo de mineração e siderurgia, iniciou os procedimentos técnicos para a instalação de usinas de pelotização, siderúrgica, mineroduto e um terminal portuário exclusivo. O investimento é da ordem de R$ 2,5 bilhões e vai gerar 3,5 mil empregos durante a fase de obras. Importante frisar que um investimento não inviabiliza o outro. O porto que será construído pela Ferrous é exclusivo para o minério de ferro. Já o superporto holandês poderá atender às atividades exportadoras da região e incentivar outros setores a exportar também. O memorando de entendimento assinado entre o Porto de Roterdã e o Governo do Estado estabelece as principais condições para que ambas as partes investiguem a viabilidade de uma eventual cooperação para o desenvolvimento e exploração de um porto no Espírito Santo.
Depois de 40 dias em alto-mar os novos equipamentos que prometem trazer mais tecnologia ao Porto de Imbituba chegaram na manhã desse sábado (18). Os Portêineres foram adquiridos pela Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Contêineres e Carga Geral, no valor de US$ 15 milhões. A ação faz parte de uma padronização operacional que a empresa deseja fazer em seus três terminais – Tecon Imbituba (SC), Tecon Vila do Conde (PA) e Tecon Santos (SP), que está entre os mais eficientes do mundo e atualmente o maior da América Latina. Os novos guindastes são da fabricante chinesa ZPMC, tem capacidade de atender as maiores embarcações do mundo e operam simultaneamente dois contêineres de 20 pés ou um contêiner de 40 pés. Cada Portêiner tem capacidade de 65 toneladas em contêineres e a capacidade máxima para cargas especiais pode chegar a 80 toneladas. A aquisição desses equipamentos possibilitará ao Porto de Imbituba receber navios de geração Super Post Panamax. Além disso, os equipamentos têm 57 metros de lança, podendo alcançar até a 21ª fileira de contêineres de grandes embarcações. “O Porto de Imbituba é um dos portos mais bem localizados e estratégicos do país. Com os investimentos feitos pela Santos Brasil nos últimos anos, o Terminal de Cargas e Contêineres (Tecon Imbituba) quer se posicionar entre um dos melhores do mundo e tão logo receber linhas da Ásia, Europa e Américas. Com todo o investimento, quem ganhará com isso é o Porto e o município de Imbituba como um todo ” disse o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza. O investimento total previsto pela Santos Brasil para Imbituba é de cerca de R$ 440 milhões. O valor contempla o arrendamento do terminal (contrato de 25 anos com previsão de renovação para mais 25), obras civis para a construção de dois berços de atracação, aquisição de equipamentos portuários para movimentação de contêiner e capacitação de mão de obra local. Com a finalização das obras de ampliação do Porto de Imbituba, o inicio das operações dos Portêineres Super Post Panamax (previsto para agosto) e o aprofundamento do calado (este último com recursos da União), a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional. “A chegada desses portêineres é um marco importante tanto para a Santos Brasil quanto para a região sul. Com a finalização das obras de ampliação do terminal e os novos equipamentos, o Porto de Imbituba estará apto para a atracação de navios com 8.600 TEUS já no segundo semestre desse ano, beneficiando diretamente toda a comunidade, a indústria e a cadeia logística do Sul do pais" explica Bruno Figurelli, Superintendente do Tecon Imbituba. Para o Prefeito de Imbituba, abrigar um Porto que está em pleno desenvolvimento é fundamental para que o Município se posicione como uma cidade pólo no sul do Brasil. “O Porto de Imbituba saiu da inércia e começou a receber investimentos importantes nos últimos anos. Com o aumento na movimentação de cargas, conseqüentemente, o Porto conseguiu melhorar seu conceito e a sua credibilidade no mercado. A chegada desses dois guindastes hoje faz parte de uma nova realidade que o Porto está vivendo e junto com isso vem o desenvolvimento para Imbituba” disse José Roberto Martins, Prefeito de Imbituba. Além da aquisição dos equipamentos, a Santos Brasil investe na ampliação dos berços 1 e 2 do Porto de Imbituba. A primeira fase da obra contemplou a liberação de 300 m de cais, entregues em novembro do ano passado. Até o fim de outubro desse ano, as obras estarão concluídas e o terminal contará com 660 m de comprimento. Já através de recursos do PAC 2, do Governo Federal, estão previstas duas importantes obras para o Porto. A primeira é a dragagem de aprofundamento do calado de 11 para 15 metros. A outra é a ampliação da VAP (Via Arterial Principal) que possibilitará uma maior trafegabilidade para caminhões que saem da BR 101 em direção ao Porto. Com uma posição privilegiada e estratégica, o Porto de Imbituba é um terminal diferenciado e a cada dia se mostra mais preparado para o mercado tanto nacional quanto internacional.