Trabalhadores das unidades da Embrapa no Distrito Federal estarão mobilizados no pátio da sede da estatal, nesta quarta-feira (15), em Brasília, para pedir o fim das punições e demissões arbitrárias. A categoria, que se encontra em estado de greve nacional, reivindica a inclusão de uma cláusula garantindo o fim das demissões sem processo administrativo no Acordo Coletivo de Trabalho 2011-2013. O acordo está sendo negociado há mais de um mês. Essa é uma das principais reivindicações.
O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Vicente Almeida, explica que a cláusula está fundamentada na lei 9.784/99. Com ela, os trabalhadores querem assegurar que nenhum empregado seja punido ou demitido sem motivação e sem o prévio processo administrativo. Pelo menos cinco trabalhadores foram demitidos entre o final do ano passado e início deste sem motivação justa e sem o direito de ampla defesa garantido na lei.
A data-base dos trabalhadores é 1º de maio. Além do fim das demissões, a categoria luta por ganho real, reajuste dos benefícios econômicos, isonomia de benefícios e revisão do Plano de Carreiras da Embrapa (PCE) – especificamente dos interstícios de progressão salarial. A mobilização está programada para acontecer durante a 11ª reunião de negociação, marcada para esta quarta-feira (15), a partir das 19 horas.
Fonte: CUT