Dia a Dia

Porto em debate. Nesta quarta-feira (31), o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, concedeu entrevista a emissoras de rádio parceiras da Radiobrás. Ele falou que os portos nacionais terão centros de controle sanitário para evitar entrada de gripe aviária no País; que a conclusão de estudos de ampliação da hidrovia do Rio Madeira depende de avaliação sobre impacto ambiental; que na Amazônia a preocupação é implementar o transporte de passageiros pelos rios. Falou ainda sobre projeto de revitalização do Porto do Rio e de investimentos de R$ 335 milhões no porto carioca; sobre a integração com rios pode tornar o transporte de cargas mais barato.

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A troca de comando político dos portos nacionais, passando das mãos do PT para o PSB de Ciro Gomes, teve mais um lance. Foi nesta terça-feira (30), em Santos. A Cia. Docas de Santos, a Codesp, tem um novo Conselho de Administração (Consad). Sai o petista de carteirinha Paulo de Tarso Carneiro, que leva em seu “currículo” à frente do conselho a assinatura do polêmico aditivo da Localfrio; e entra o secretário-adjunto da SEP, o engenheiro José Roberto Correia Serra.

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Tomou posse nesta segunda-feira (29) o novo presidente da Cia. Docas do Ceará, gestora do Porto de Fortaleza, o vereador do PSB cearense Sérgio Novaes. O ministro-chefe da SEP, Pedro Brito, deu posse ao novo dirigente portuário e seu conterrâneo. A troca na CDC não foi sem traumas. O comando nos últimos cinco anos esteve nas mãos do PT. A agora ex-presidente da docas cearense, Denise Carneiro Bessa, não gostou muito da substituição muito menos de como se deu a troca. Ela foi a última a saber. Mas como os dois partidos, PT e PSB, fazem parte da mesma base aliada do governo Lula, natural que essa rusga já tenha passado. Ou não?

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“Os portos de Salvador, Aratu e Ilhéus serão inspecionados, a partir de hoje, pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), órgão do governo federal, presidido pelo Ministério da Justiça. A intenção é verificar a implantação do plano de segurança portuária. Caso os equipamentos estejam adequados às normas internacionais instituídas pela Organização Marítima Internacional (IMO), eles receberão a declaração de cumprimento do “ISPS Code”, e estarão autorizados a continuar operando no tráfego internacional”.

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Muita gente tremeu na base ao saber que Frederico Victor Moreira Bussinger assumirá a presidência da Companhia Docas de São Sebastião nesta segunda-feira (15). O pensamento que fez tremer corações e mentes foi mais ou menos assim: se o Porto de Santos, como queria (ou quer?) o governador José Serra, tivesse sido estadualizado, Bussinger seria o presidente da Codesp? Vale lembrar que Bussinger foi diretor de Gestão Portuária da Codesp entre 1995 e 1998 e foi ele quem conduziu a polêmica privatização do TECON.

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*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website

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