A voz embargada marcou o breve pronunciamento do presidente da Cia. Docas do Espírito Santo (Codesa), Ângelo Baptista, na abertura do ExpoPortos 2008, nesta terça-feira (30), em Vitória (ES). Ele deixa o cargo no próximo dia 15.
E não é para o Porto de Santos (SP). Nem para o Porto de Suape (PE). É para o Porto do Recife, que há 10 anos não recebe recursos para obras de aprimoramento e viabilização.
Mais de cinco mil trabalhadores já podem conferir os gabaritos do concurso público que vai selecionar 400 portuários para os portos pernambucanos de Suape e Recife. A prova objetiva foi realizada no último dia 7 e contou com uma taxa de ausência de 8,7%, abaixo da média de grandes processos seletivos nacionais. De acordo com os números fornecidos pela organização do concurso, a média é de 12,5 candidatos por vaga.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou no último dia 27, por meio do Decreto-Lei 6.550, o Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte (Conit). O objetivo do Governo Federal ao desenvolver este órgão é “estudar e propor políticas nacionais de integração dos diferentes modos de transporte de pessoas e bens”. Em outra linguagem, Lula quer fazer a integração entre os modais, um dos temas mais debatidos em seminários e palestras, mas que até hoje não passa de mera ilusão.
As mais recentes estatísticas disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) têm derrubados alguns mitos no Brasil, país reconhecido pela competitividade nas exportações de commodities. Os materiais de transporte e os produtos siderúrgicos são os dois itens que aparecem constantemente na liderança das exportações brasileiras, sempre com índices superiores a 10%, cada um, do total de produtos enviados ao exterior. Peças do setor de aviação compõem boa parte do sucesso dos materiais de transporte em território estrangeiro.