Sexta, 26 Abril 2024

Os estudos que o Ipea está lançado durante esses dias tentam fazer uma radiografia apurada dos setores de infraestrutura do País. Os portos, segundo o instituto, estão ruins em eficiência, e as ferrovias não ficam atrás. Os dois setores estão ruins de forma igual.

 

O pesquisador do Instituto, Carlos Campos, avalia o setor ferroviário:

 

“O setor ferroviário brasileiro, na verdade, desde a década de 1950, quando o Brasil passou por um processo de urbanização e industrialização e optou pelo sistema rodoviário, ficou abandonado para um segundo plano. Teve muito pouco investimento nesses últimos 50 anos”.

 

Em 1997, prossegue, todo o sistema ferroviário brasileiro foi entregue para o setor privado. “O setor privado realizou bastante investimento para recuperar uma malha que estava absolutamente degradada, investiu em locomotivas, em vagões. Agora, não houve expansão”.

 

E identifica a situação:

 

“O Brasil tem apenas 28 mil quilômetros de ferrovias, dos quais dez mil quilômetros estão operacionais. O resto, os 18 mil, está subutilizado. O que a gente identifica é a necessidade de uma expansão da malha ferroviária o que se vier acontecer virá com base em recursos públicos”. O Brasil, analisa, precisa, ainda, de 15 mil quilômetros de malha ferroviária.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto