A Superintendência do Porto de Itajaí (SC) lança ação para resgatar a história da atividade portuária na cidade e região. Para isso, está mobilizando a comunidade na busca de informações relacionadas ao Porto e também a aqueles que fizeram parte da história do Complexo Portuário e participaram de atividades ligadas a navegação, comércio exterior e transporte marítimo. A informação é do assessor de imprensa do porto catarinense, João Henrique Baggio.
Imagem: Porto de Itajaí
Primeira entrada no Porto de Itajaí do vapor
Carl Hoepcke, em 1º de setembro de 1927
A estratégia foi traçada pelo Arquivo do Porto de Itajaí e envolve a arrecadação de material fotográfico e documental, além de história oral. O material fornecido pela comunidade servirá como fonte de informação, copiado e devolvido à comunidade. “O que estamos buscando são subsídios que vão possibilitar montar, aos poucos, a história da atividade portuária em Itajaí e região, que, desde seu surgimento, foi a alavanca de nossa economia”, explica a historiadora Hilene do Amaral Pereira Granja Russo.
A responsável pelo projeto destaca que a participação dos itajaienses é fundamental para o sucesso do mesmo. “Dessa forma, pedimos a quem tiver qualquer documento, mapa ou fotografia, que os tragam para o Porto, para que possamos reproduzi-los. Pedimos também que qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre fatos históricos ligados à atividade portuária itajaiense nos procure para fazermos as gravações ou nos envie por escrito”.
Para entrar em contato com o Arquivo do Porto o e-mail é [email protected] e o telefone (47) 3341-8097.