Quinta, 25 Abril 2024

Apesar de dispor do Oceano Atlântico, uma via expressa pronta e de grande capacidade, a cabotagem no Brasil sofre com a falta de portos adequadamente estruturados e com limitações em sua frota de embarcações. Os custos do combustível e de construção de embarcações estão no cerne dos debates que buscam desenvolver essa importante atividade no País.

* Diferente de EUA e Europa, Brasil entrega cabotagem para navios estrangeiros
* Mercosul Line investe e aguarda crescimento da cabotagem

O custo do combustível é um dos principais entraves para o desenvolvimento da cabotagem brasileira, pois esse valor não é equalizado ao preço cobrado na navegação de longo curso, lembra o colunista do PortoGente Silvio dos Santos, de extenso e reconhecido currículo no setor aquaviário. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é aplicado sobre o combustível utilizado na cabotagem, tornando-o mais caro para as empresas que operam somente na cabotagem do que para os armadores estrangeiros.


Diante das dificuldades para construir novas
embarcações, frota brasileira tem idade avançada

Além disso, as grandes empresas que necessitam adquirir embarcações para atuar na cabotagem reclamam dos altos custos de construção nos estaleiros nacionais, hoje lotados de encomendas da Petrobras. No exterior, os estaleiros trabalham com escalas maiores e recebem incentivos tributários que fazem a indústria naval funcionar de forma mais eficaz.

Outro importante fator que prejudica a cabotagem, observa o colunista, é o desequilíbrio entre os fluxos das regiões Sul e Sudeste para o Norte e o Nordeste, fator que acaba encarecendo o transporte, especialmente de contêineres. As regiões Sul e Sudeste respondem de 70% a 80% das origens e destinos das cargas de alto valor agregado, o que faz com que existam poucas cargas para serem transportadas ao Norte do País, constituindo uma escala reduzida e aumentando os custos com essa operação.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto