Quinta, 28 Março 2024

O Secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina, Vinicius Lummertz, que representou o governo estadual na segunda rodada de reunião do Conselho Comunitário da Estação Ecológica de Carijós, realizada nesta terça-feira (29), pediu para que o Instituto Chico Mendes (ICMBio) reveja seu parecer contrário à instalação do estaleiro da OSX na Baía Norte de Florianópolis. As informações são da jornalista Vera Gasparetto, que acompanhou a reunião.

 

Lummertz resaltou o alto grau de comprometimento, preparo e honestidade intelectual da equipe técnica do Instituto, mas que choca com interesses de desenvolvimento da região. "O pedido do governo do Estado é que o ICMBio volte atrás na sua decisão, para reabrir o debate e buscar uma saída negociada para garantir a permanência do estaleiro em Biguaçu", afirmou.

 

O chefe da Unidade de Carijós, Apoena Figueirôa, reiterou que o IMCBio não autorizou o licenciamento do empreendimento nas áreas de três unidades de conservação federal, e que o processo está encerrado. "O recurso apresentado pela OSX não está previsto nas normas internas, mas foi encaminhado à Advocacia Geral da União (AGU) para que dê seu parecer". Apoena ressaltou que o impacto previsto na APA da Anhatomirim inviabiliza a unidade de conservação, que perderia sua razão de existir.

 

Apoena ressaltou que o compromisso da OSX em resolver os problemas precisa ser deixado claro no licenciamento. "Somente a palavra do empreendedor fragiliza o processo, porque faltam medidas adequadas e seriedade em algumas questões apresentadas e para outras a OSX não apresentou soluções".

 

A OSX emitiu nota à imprensa, nesta terça-feira, informando que paralelo ao processo de licenciamento do estaleiro em Santa Catarina, encaminhará processo semelhante no Rio de Janeiro. O Gerente de Relações Institucionais da OSX, Roberto Shaeffer, presente a reunião, declarou que "o licenciamento em Santa Catarina continua. Está sendo feito o licenciamento no Rio de Janeiro também, que deverá correr em paralelo. Trata-se de uma precaução que está sendo tomada caso haja um atraso muito grande no licenciamento”.

Leia também
* OSX deve apresentar outros locais para o estaleiro, destaca presidente do Instituto Mangue Vivo
* Golfinhos e baleias ameaçados por estaleiro de Eike Batista
* Desafio é conciliar desenvolvimento e meio ambiente, defende presidente da Fatma
* Estaleiro da OSX só será instalado em Biguaçu se lei for mudada
* Entidades referendam parecer contrário à instalação do estaleiro de Eike em Biguaçu 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto