Sábado, 20 Abril 2024

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Programa de Mobilização da Industria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), e demais órgãos envolvidos com a atividade offshore estão desenvolvendo estudos para determinar a quantidade de equipamentos necessários para atender à demanda do Plano de Negócios 2009-2013 da Petrobras. Parte desses dados já está disponível no Portal de Oportunidades da Cadeia de Suprimentos do Prominp. Os levantamentos restantes deverão dar subsídio para o BNDES calcular a quantidade de recursos que colocará no mercado para aumentar a capacidade fabril ligada à indústria naval.

 

O trabalho de composição de demanda da Petrobras aponta que até 2013 a estatal irá necessitar de 834 mil válvulas, 18.300 bombas e 3.200 compressores, entre outros equipamentos imprescindíveis para a exploração de petróleo e gás. Todos eles são fundamentais para o conjunto de projetos da empresa brasileira, que incluem a construção de plataformas, dutos e refinarias.

 

Cientes de que a indústria instalada no Brasil não dará conta do que virá pela frente, os órgãos envolvidos buscam injetar um estímulo em toda a cadeia de fornecedores. Embora tente colocar o maior percentual possível de conteúdo nacional nos projetos da Petrobras, o presidente José Sérgio Gabrielli já reclamou mais de uma vez que as peças produzidas no País são muito mais caras do que as que a estatal importa.

 

Todos esses fornecedores terão que ser puxados por uma “locomotiva” industrial conduzida de modo eficaz pelo Governo Federal, sob pena de continuarmos a ver peças e equipamentos importados em quantidade abundante nos grandes empreendimentos necessários para a cadeia do petróleo nacional.

 

Leia também:

* Petrobras aquece indústria naval

* Brasil enfrenta déficit para construção e manutenção de navios

* O ressurgimento da indústria naval
* Momento é de aumentar número de navios de bandeira brasileira

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto