O governador da Bahia, Rui Costa, pediu ao ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos (SEP), na última semana, que o governo adote medidas para que sejam permitidos investimentos privados no Porto de Ilhéus. O representante baiano quer transformar o porto em alternativa de escoamento de cargas no período em que a Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol) vai funcionar sem que o Porto Sul esteja concluído.
Pelo menos um em cada cinco viajantes já faz check-in de voo pela internet, de acordo com pesquisa da Secretaria de Aviação da Presidência da República. Mas quem vê essa tecnologia ao alcance das mãos mal pode imaginar a complexidade da operação tecnológica que faz uma aeronave decolar. Ao entrar em um avião, há ciência por todos os lados, mas ela não está só: a tecnologia também chegou com força à experiência dos passageiros nos aeroportos brasileiros.
O que emergiu do movimento de alguns caminhoneiros em estados brasileiros, que eclodiu nesta semana, foi a polêmica. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT, Paulo João Estausia, o Paulinho, a greve, que "não tem um único representante dos caminhoneiros", não será bem-sucedido. Eles [os caminhoneiros] "sabem que grupos orquestraram a paralisação de rodovias com pessoas estranhas e alheias à categoria".
Como amplamente divulgado, em 2 de setembro último, a União, por intermédio da Secretaria de Portos (SEP), da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Libra Terminal 35 S/A e a Libra Terminais S/A, com o a interveniência da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), assinou Termo de Compromisso Arbitral, como forma de possibilitar a prorrogação antecipada e a unificação dos contratos de arrendamento PRES nº 32/98, PRES nº 11/95 e DP/019.2000. O aditivo arquitetado pelo ex-ministro Edinho Araújo foi assinado naquela mesma data.
"Há muito que, no Brasil, governar, praticamente, significa anunciar a destinação de verbas para projetos de obras que, muitas vezes, demoram tanto para sair do papel que a sociedade acaba tomando-os por suspensos ou engavetados. É o caso das obras previstas para a modernização da infraestrutrura viária do Porto de Santos (SP), que seguem a passo de cágado quando iniciadas ou continuam à espera de decisões burocráticas." A precisa radiografia é do presidente da Fiorde Logística Internacional, Milton Lourenço.