O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) acompanhou, em maio último, levantamento hidrográfico realizado pelo Serviço de Sinalização Náutica do Oeste (SSN-6), Comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, na hidrovia do rio Paraguai (MS).
O trecho do rio abrangido pela pesquisa compreende as cidades de Corumbá/Ladário, no Mato Grosso do Sul, e Cuiabá, no Mato Grosso. Durante 11 dias, a coordenadora de Operações Aquaviárias (COPAQ/DGGOP/DAC), Vanessa da Matta, e a coordenadora substituta de Projetos de Infraestrutura Aquaviária (CPAQ/CGDESP/DPP), Ana Luísa Nunes de Alencar Osório, acompanharam a equipe do barco Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas, da Marinha.
Um levantamento hidrográfico é toda a pesquisa em áreas marítimas, fluviais, lacustres e em canais naturais ou artificiais navegáveis, que tenha como propósito a obtenção de dados de interesse à navegação aquaviária. Esses dados podem ser constituídos por informações de batimetria, da natureza e geomorfologia do fundo marinho; da direção e força das correntes; da altura e fase da maré; do nível das águas; e da localização de feições topográficas e objetos fixos que sirvam de auxílio à navegação.