Sexta, 26 Abril 2024

Discutir a permanência de Maurício Quintella no cargo de super ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, como pauta a imprensa brasileira, é um caminho heterogêneo dos quais devem seguir as políticas e ações do governo para agilizar a movimentação das produções da indústria e do campo, fundamentais para retomar o desenvolvimento econômico.

Quintella se defende da condenação em primeira instância, em agosto de 2014, como envolvido em esquema que desviou dinheiro destinado ao pagamento de merenda escolar em Alagoas, e que cabe recurso. Portanto, a forma como essa questão vem sendo tratada, erroneamente como definitiva, pode passar a impressão de um insucesso de Temer no exercício da Presidência da República.

O momento é de ações urgentes para investir um orçamento de mais de R$ 13 bi para melhorar a infraestrutura e a logística do País, na construção da propalada ponte para o futuro. Neste projeto, o novo Ministério tem papel protagonista na superação das dificuldades do processo de movimentação do que se produz. O Brasil espera criação de empregos que agreguem maior valor, e para os quais os portos são parte essencial.

Leia também
Portos sem direção

A matriz de transportes brasileira precisa ser melhor redistribuída. Pois na distribuição espacial da logística de transportes no território nacional predomina o modal rodoviário, concentrado na região Centro-sul, principalmente no Estado de São Paulo. Todavia, a distribuição das ferrovias e hidrovias é bem reduzida e tem potencial muito pouco explorado, especialmente em um país com as dimensões do Brasil.

Esse desiquilibrio na logística brasileira faz com que os setores produtivos sejam menos competitivos em relação aos concorrentes estrangeiros. Aplicar com prioridade a verba do Ministério e com projetos confiáveis conseguir atrair investimentos privados é o melhor caminho para se buscar ganhos de produtividade.

Mas a eficiência na gestão desse projeto depende prioritariamente de foco e meta. O sucesso vai depender de que não sofra paralisações o curso das ações necessárias e urgentes.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto