Sábado, 18 Mai 2024

Dia a Dia

Quanto mais se tem informação sobre o caso da dívida-eterna do Grupo Libra Terminais com o Porto de Santos mais se levanta um cheiro nauseabundo, para dizer o mínimo. Internautas especialistas no setor indagam ao Portogente: “A diretoria da Codesp [Companhia Docas do Estado de São Paulo] e seu departamento jurídico comunicaram à Secretaria de Portos (SEP), ao Tribunal de Contas das União (TCU), à Advocacia-Geral da União (AGU) e à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) o teor integral da decisão do juiz Wilson Zahuy, que dava a vitória à Autoridade Portuária no caso dessa dívida?” Quem quiser refrescar a memória basta ler nossa matéria, publicada em abril de 2004, sob o título “Codesp ganha disputa contra Libra Terminais”.

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Nos últimos tempos, muito se fala nas novas poligonais dos portos brasileiros. A questão, nos portos do Paraná, tem rendido uma boa polêmica. O especialista no setor, Daniel Lucio Oliveira de Souza, em artigo recentemente publicado no Correio do Litoral, ironizou, com maestria, o tema. “Você é a favor ou contra o novo desenho da nova poligonal portuária? “Depende”, serão muitas respostas. “Não sei…”, serão outras.”

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A consultoria empresarial FTI Consulting fez um levantamento do setor rodoviário nacional e oportunidades de desenvolvimento. Atualmente, no Brasil, já estão em operação mais de 50 concessionárias, que injetaram um total de R$ 16 bilhões nos últimos 15 anos, segundo a consultoria. Recentemente, o governo brasileiro anunciou que espera atrair investimentos da ordem de R$ 66 bilhões em concessões de rodoviárias.

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Depois de tantos espetáculos inteligentes do supercomputador Watson da IBM, ele agora está superando todos os seus recursos anteriores para ser tornar o médico pessoal. Em abril passado, ele foi lançado como o IBM Watson Saúde e agora abriu um novo escritório em Cambridge, Massachusettes, onde estão situadas algumas das melhores universidades dos Estados Unidos e das mais renomadas empresas de biotecnologia e farmaceutica. Dá para imaginar o futuro desse projeto.

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O Tribunal de Contas da União (TCU) consolidou informações de três auditorias de conformidade realizadas no Programa Nacional de Dragagens Portuária e Hidroviárias II (PND – II), que está sob a responsabilidade da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR). O trabalho abrangeu os editais das licitações para obras de dragagens dos portos do Rio de Janeiro/RJ, de Paranaguá/PR e de Rio Grande/RS e teve como objetivo avaliar a legalidade dos certames e a efetividade no fornecimento de condições adequadas de acesso aos portos.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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