A consultoria empresarial FTI Consulting fez um levantamento do setor rodoviário nacional e oportunidades de desenvolvimento. Atualmente, no Brasil, já estão em operação mais de 50 concessionárias, que injetaram um total de R$ 16 bilhões nos últimos 15 anos, segundo a consultoria. Recentemente, o governo brasileiro anunciou que espera atrair investimentos da ordem de R$ 66 bilhões em concessões de rodoviárias.
Com uma extensão de 1,8 milhões de quilômetros de estradas, o Brasil tem hoje cerca de 10 mil quilômetros de rodovias concedidas. Nos próximos anos, o governo espera aumentar esse número em 70%, totalizando 17 mil quilômetros de estradas sob a supervisão privada, ampliando ainda mais o potencial do mercado. A previsão é que 16 trechos sejam leiloados para as empresas entre 2015 e 2016.
Os planos fazem parte da nova etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL), que dará continuidade ao processo de modernização da infraestrutura de transportes do País e prevê investimentos da ordem de R$ 198,4 bilhões entre 2015 e 2018 para obras em portos, ferrovias, aeroportos e rodovias.
“Este cenário aumenta a importância de se conhecer os riscos e quais estratégias devem ser adotadas, principalmente, num ano de bastante movimentação para o setor", disse Sandro Cunha, Managing Director da FTI Consulting, baseado no Rio de Janeiro. “Nossos profissionais possuem alto conhecimento em questões contratuais, regulatórias e técnicas para fornecer esse tipo de informação especializada sobre o mercado de concessões e rodovias”.
Mesmo com todos esforços mencionados, o Brasil está longe de apresentar uma posição de liderança quando o assunto é sua malha viária. Atualmente, em torno de 12% das rodovias são pavimentadas e a maior parte concentrada na região centro-sul, sendo que o Brasil é o país de maior dependência desse modal de transporte quando comparado com as 20 maiores economias do mundo.