Facebook agora lança sua rede no mercado de educação. Com um software que permite que as crianças aprendam em seu próprio ritmo, a digitalização do ensino promete uma revolução. Entretanto, esse projeto é totalmente separado da sua rede social.
Foto: site da BBC
Ele cria uma escola online e o aluno pode ser orientado como se estivesse em sala de aula. Como seria de se esperar há polêmica em torno desse projeto. Mas, não se restringe apenas ao virtual, quando cria interações com projetos reais liderados por professores e colaboradores. A figura do professor é obrigatória no processo do sofware do Facebook.
A questão da privacidade de dados na famosa rede social emerge também com preocupação nesse novo cenário. A Facebook garante que todo o cuidado nesse sentido está sendo tomado. Hoje, esse Plano de Aprendizagem personalizado tem sido usado por 2.000 alunos e 100 professores das escolas na Califórnia.
Um grupo de pesquisadores tem mostrado que a hibridismo com a aprendizagem on-line agrava o déficit de realização. Tema muito pautado nos dias de hoje.
Por enquanto esse projeto está limiltado aos Estados Unidos. Em breve deve ser universalizado, como a famosa rede social. Com certeza, o Plano de Aprendizado do Facebook vai transformar o jeito atual do aluno aprender. Quem viver verá.