Nos últimos tempos, muito se fala nas novas poligonais dos portos brasileiros. A questão, nos portos do Paraná, tem rendido uma boa polêmica. O especialista no setor, Daniel Lucio Oliveira de Souza, em artigo recentemente publicado no Correio do Litoral, ironizou, com maestria, o tema. “Você é a favor ou contra o novo desenho da nova poligonal portuária? “Depende”, serão muitas respostas. “Não sei…”, serão outras.”
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Ele diz que em conversa com amigo também da área chegaram ao “traçado” da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonia (Appa), enviado para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR). Souza lembra que os portos são limitados geograficamente por divisas como se fossem fronteiras de países ou até municípios. E explica: “Essas linhas imaginárias do traçado é o que se chama de poligonal portuária: área delimitadora do Porto Organizado onde a Autoridade Portuária atua.”
E acrescenta: “Somos favoráveis e desejosos de investimentos, renda e benefícios sociais para todos, especialmente em fase de recessão econômica que o Brasil atravessa.” E questiona na sequência: “Quem patrocina a campanha de alterar o atual porto organizado para excluir áreas privadas desta área da autoridade pública portuária? Por que os “papagaios de pirata” repetem sem cessar que somente excluindo as áreas particulares é que virão “bilhões” em investimentos?”
E conclui: “Nada, absolutamente nada impede a vinda de novos terminais à Paranaguá, Antonina e Pontal do Sul, afinal, se isso fosse verdade, os atuais portos não estariam batendo recordes, como a própria administração do porto (Appa) divulga através de sua assessoria de comunicação.”