Quinta, 28 Novembro 2024

Dia a Dia

A partir de reunião deliberativa com representantes de sindicatos ligados à Federação Nacional dos Portuários (FNP), a categoria dos trabalhadores nos portos brasileiros entrou em estado de greve. O anúncio pressiona o presidente Michel Temer (MDB), que há duas décadas mina a eficiência da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) com indicações políticas inexplicáveis

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Ao observar os movimentos no jogo político se constata que o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casemiro Silveira, reina mas não governa. Seu mandato tampão se traduz, na prática, por continuar diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

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O sindicato da indústria naval brasileira (Sinaval) espera que o novo presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, adote uma postura de diálogo com o setor. "Vamos procurá-lo para conversar e assim demonstrar a importância que a indústria naval tem na geração de renda e empregos no Brasil", afirma o vice-presidente da entidade, Sérgio Bacci.

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As atividades turísticas no Brasil, que já têm reconhecido potencial econômico e estratégico para a retomada do crescimento, serão reforçadas. De acordo com o governo federal, a projeção do setor para 2027 é que a fatia do turismo na economia brasileira cresça para 9,1% do Produto Interno Bruto (PIB), atingindo R$ 739 bilhões, com cerca de 9 milhões de pessoas empregadas no segmento.

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Permanece sem informações questões que envolvem a dragagem do Porto de Santos (SP). Por que o serviço foi pago sem a aprovação do setor de fiscalização da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)? Por que o diretor de engenharia da companhia pode impunemente quebrar a hierarquia de uma empresa pública?

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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